NOTÍCIAS

16-JUL-2021

Prefeitura de Cariré / STDS / COMDIM realizaram a III Conferência Municipal de Política para as Mulheres.

A conferência foi presidida pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Cariré, Maria das Dores Freitas.

#Mulher POR SAMUEL LOURENÇO 16 DE JULHO DE 2021

A Prefeitura de Cariré-CE, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher- COMDIM, promoveu nesta sexta-feira (16/07), no auditório da Escola Francisco Hermínio, a III Conferência Municipal de Política para as Mulheres, que tem como objetivo avaliar e propor diretrizes para o regulamentação, estruturação, institucionalização e implementação do Sistema Nacional de Política para as Mulheres "Garantias e Avanços de Direitos das Mulheres: Democracia, Respeito, Diversidade e Autonomia" e escolher/eleger delegadas para V Conferência Estadual de Política para as Mulheres.

Antes do início dos trabalhos, houve a formação da mesa de honra do cerimonial, composta das seguintes autoridades: vereadora Maria Lucy Ximenes; Maria Elvilema Feitosa, secretária da Educação; Rayla Aguiar, secretária da Saúde; Virgina Souza Aguiar, presidente da Câmara Municipal de Cariré, representando o prefeito Antônio Martins; Maria das Dores Freitas, presidente do COMDIM de Cariré; Cláudia Gonçalves, secretária da STDS e Águida Martins, secretária de Administração, Finanças e Planejamento.

Na abertura da conferência estiveram realizando pronunciamentos, pela seguinte ordem: Maria Elvilema Feitosa, secretária municipal da Educação; Cláudia Gonçalves, secretária municipal da STDS; Maria das Dores Freitas, presidente do COMDIM de Cariré e Virgina Souza, presidente da Câmara Municipal de Cariré.

A conferencista Ruth Machado proferiu a palestra magna: "Garantias e Avanços de Direitos das Mulheres: Democracia, Respeito, Diversidade e Autonomia"

Já no meio dos trabalhos, quem apareceu foi o prefeito Antônio Martins, que fez um rápido pronunciamento, sugerindo à plenária da conferência, que incluísse em suas propostas a nível municipal, algumas sugestões relativas à criação de postos de trabalho, como forma de empregar as mulheres carentes de Cariré que estão sem ocupação, sem nenhum tipo de trabalho, para que então a Prefeitura de Cariré possa dar o suporte necessário.

Após o intervalo para o almoço dos participantes, houve a formação de Grupos de Trabalho, para discussão e elaboração de propostas, com a orientação dos seguintes Eixos:

Eixo I - "A Política Nacional para as Mulheres: Avanços e desafios e o papel do Estado na gestão das políticas para as mulheres";

Eixo II - "O Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres: Propostas de Estrutura, inter-relações, instrumentos de gestão, recursos, política nacional de formação, estratégias de institucionalização, regulamentação e implementação do Sistema".

Eixo III - "Políticas Públicas Temáticas para as Mulheres: Avanços e desafios e enfrentamento às violências, saúde integral, trabalho, autonomia econômica, participação nos espaços de poder e decisão, educação para a igualdade e diversidade".

Após a elaboração das proposições dos grupos de trabalho, aconteceu a apresentação das propostas que foram então submetidas à aprovação da plenária da conferência.

Após a apresentação das propostas, foi a vez da escolha/eleição das três delegadas e suas respectivas suplentes, contendo 60% das representantes da Sociedade Civil e 40% de representantes do Setor Público. As três delegadas irão representar as mulheres de Cariré na V Conferência Estadual de Política para as Mulheres, que ainda não tem data marcada para acontecer.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#capacitação Há 26 dia(s)

A Prefeitura Municipal de Cariré realiza treinamento básico em primeiros socorros.

A ação será realizada junto aos profissionais das escolas de educação infantil e tem como público principal aqueles que atuam com crianças de 0 até 03 anos de idade.

#prefeituraitinerante Há 32 dia(s)

Prefeitura Itinerante distrito de Alto dos Honório.

#Saúde Há 33 dia(s)

Secretaria Municipal de Saúde irá disponibilizar vários serviços na área de oftalmologia.

Os agendamentos acontecerão nos dias 21, 22 e 23 julho de 2022 na Escola Francisco Hermínio Ponte.

#SELOUNICEF Há 36 dia(s)

A Prefeitura Municipal de Cariré realizou o encontro com os mobilizadores do Selo Unicef.

A Prefeitura Municipal de Cariré realizou o encontro com os mobilizadores do Selo Unicef [...]

#Educação Há 43 dia(s)

Secretaria da Educação promove seminário para estudo e análise da avaliação do SPAECE DIAGNÓSTICO.

Realizando um comparativo dos resultados obtidos.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito