O Município

Dados do município.

Dados do município/localização

Fundação: 16/09/1929
Emancipação Política: 16 DE SETEMBRO DE 1929
Gentílico: Carireense
Unidade Federatíva: Ceará
Mesorregião: Noroeste Cearense
Microrregião: Sobral
Distância para a capital: 268 KM

Dados de características geográficas

Área: 756.893,00
População estimada: 18348
Densidade: 2.424,00
Altitude: 149
Clima: Semiárido
Fuso Horário: UTC-3
Quase sempre a ocupação histórica de um lugar determina, espontaneamente, o local, com sua ocupação posterior, fruto da intervenção do humano.
Assim surgiu Cariré, nome de origem indígena, formado pelas expressões Cari + ré que significa Cari um peixe cascudo da família Loricaridae que na língua indígena quer dizer peixe diferente, segundo Pompeu Sobrinho.
As terras as margens do rio Acaraú eram habitadas por diversas etnias indígenas tais como os Tupinambá,[7] Areriú.[8]

Com a expansão da Estrada de Ferro de Sobral-Camocim na direção de Ipu a partir de 1893, no então distrito de Sobral foi construído uma estação de trem, e consolida o núcleo urbano hoje chamado Cariré.[9] Cariré surgiu como um arraial no último quartel do século XIX no Sertão Centro Norte. Beneficiado com a Estrada de Ferro de Sobral, figurou na divisão territorial e administrativa do Brasil, como distrito do município de Sobral. A inauguração da estação de Cariré pela rede de Viação Cearense a 1º de novembro de 1893, naquele referido arraial, impulsionou o seu desenvolvimento, influenciando a formação do futuro município.
AUDITÓRIOS
Auditório da Biblioteca Antonio Adrião da Silveira – Rua Belarmina Rodrigues, s/n, sede, capacidade: 100 pessoas.
Auditório da Prefeitura Municipal de Cariré – Rua Belarmina Rodrigues, s/n, sede, capacidade: 150 pessoas.
Auditório do Centro Comunitário Cel. Joaquim Ximenes Farias – Rua Aristides Barreto, s/n, sede, capacidade: 150 pessoas.
- BIBLIOTECA
PÚBLICA
Biblioteca Municipal Antonio Adrião da Silveira – Rua Belarmina Rodrigues, s/n, sede, acervo: 2000 volumes (literário, didático, referência, periódico, técnico-científico).
- ESPAÇOS ABERTOS
QUADRAS ESPORTIVAS
Quadra Esportiva Raimundo Nery de Aguiar – Travessa João José de Sá, s/n, sede, capacidade: 200 pessoas.
Quadra Esportiva do Centro Comunitário Cel. Joaquim Ximenes Farias – Rua Aristides Barreto, s/n, sede.
Quadra Esportiva do Colégio Cel. Quirino Rodrigues – Rua Belarmina Rodrigues, s/n, sede.
ENTIDADES
- DE DANÇA
FOLCLÓRICA
Bumba-meu-boi de Cariré – Bairro Vila Nova, sede. Ano de formação: 1990. Participantes: 11. Mestre: Francisco Zacarias da Silva.
- DE MÚSICA
CONJUNTO
Grupo AMCM – Rua D. Manoel Moreira da Rocha, nº 260, sede. Ano de formação: 1989. Participantes: 4. Responsável: Zacarias Aparecido de Araújo Gonçalves.
CALENDÁRIO DE EVENTOS
01/01 – Festa do Sagrado Coração de Jesus – sede – novenário, missa, procissão e leilão. Responsável: paróquia local.
13/06 – Festa do Padroeiro Santo Antonio de Pádua – sede – novenário, missa, procissão, quermesse e leilão. Responsável: paróquia local.
07/09 – Independência do Brasil – sede – ato solene, hasteamento de bandeiras, atividades esportivas e dramatizações. Responsável: Prefeitura local.
16/09 – Dia do Município – sede – ato solene, hasteamento de bandeiras, atividades esportivas e dramatizações. Responsável: Prefeitura local.
04/10 – Festa de São Francisco de Assis – sede – novenário, missa, procissão e leilão. Responsável: paróquia local.
08/12 – Festa de Nossa Senhora da Conceição – Arariús – novenário, missa, procissão e leilão. Responsável: paróquia local.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, figura no município de Sobral o distrito de Cariré.
Elevado à categoria de vila com a denominação de Cariré, pela lei nº 2704, de 16-09-1929. Sede no atual distrito de Cariré. ex-núcleo. Constituído do distrito sede.
Pelo decreto estadual nº 193, de 20-05-1931, é extinto o município de Cariré, sendo seu territór io anexado ao município de Sobral.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Cariré, figura no município de Sobral.
Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Cariré , pelo decreto nº 157, de 23-09-1935, desmembrado de Sobral. Sede no antigo distrito de Cariré. Constituído de 2 distritos: Cariré e Riacho dos Guimarães desmembrado de Sobral. Instalado em 20-10-1935.
Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município é constituído de 2 distritos: Cariré e Riacho dos Guimarães.
Pelo decreto estadual nº 448, de 20-12-1938, é criado o distrito de Arariús e anexado ao município de Cariré.
Pelo decreto-lei nº 169, de 31-03-1938, retificado pelo decreto estadual nº 378, de 20-10-1938,
o distrito de Riacho dos Guimarães se denomina-se simplesmente Guimarães. No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 3 distritos: Cariré, Arariús e Guimarães. Pela lei estadual nº 1114, de 30-12-1943, o distrito de Guimarães passou a denominar-se Groaíras. Em divisão territorial datada de 1-VII-1950 o município é constituído de 3 distritos: Cariré,
Arariús e Groaíras ex-Guimarães.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.
Pela lei estadual nº 3603, de 23-05-1957, desmembra do município de Cariré o distrito de
Groaíras. Elevado à categoria de município. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960 o município é constituído de 2 distritos: Cariré e Arariús.
Pela lei estadual nº 6767, de 19-11-1963, são criados os distritos de Alto, Jucá e Tapuio e anexado ao município de Cariré. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963 o município é constituído de 5 distritos: Cariré, Arariús, Alto, Jucá e Tapuio. Pela lei estadual nº 8339, de 14-12-1965, são extintos os distritos de Alto, Jucá e Tapuio, pois foram criados não instalados, sendo seu território anexado ao município de Cariré. Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constiuído de 2 distritos: Cariré e Arariús. Assim permanecendo em divisão territorial datada de I-VI-1995. Pela lei municipal nº 121, de 05-04-1997, é criado o distrito de Jucá ex-fazenda Jucá e anexado ao município de Cariré. Em divisão territorial datada de 15-VII-1999, o município é constituído de 3 distritos: Cariré, Arariús e Jucá Pela lei municipal nº 172, de 28-03-2001, são criados os distritos de Cacimbas e Tapuio e anexado ao município de Cariré. Em divisão territorial datada de 2005, o município é constituído de 5 distritos: Cariré, Arariús, Cacimbas, Jucá e Tapuio. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Como toda a história do Brasil, os índios, primeiros povos habitantes, com os quais se originaram vários nomes de lugares, Cariré, por sua vez, também teve influência muito forte. No início chamou-se Lagoa do Mato, depois por erro topográfico chamou-se Convé e por último Cariré.

Na verdade, Cariré já existia desde 1708, quando o Capitão-Mor Gabriel da Silva do Lago em 23 de outubro de 1708, concedeu a Bento Coelho de Moraes e aos seus companheiros, nove léguas de terras na lagoa próxima às margens do Rio Acaraú, legitimada pela carta de Sesmaria Vol. 5, nº 328, folhas 157.

Cariré era esquecido em meio àqueles remotos rincões do Alto Sertão da Zona Norte do Estado do Ceará. Lá, um ou outro fazendeiro em suas andanças de negócios de gado ou produção agrícola, visitava o lugar pouco habitado.

No entanto, sabiam os fazendeiros que existiam terras de grande fecundidade, dessas que “em plantando tudo se dá”. Era assim o povoado de Cariré nos últimos avanços do século passado. Um pobre arraial perdido, sem maiores perspectivas, por que isolado quase que totalmente do resto do Estado do Ceará.

Arraial é o primeiro núcleo de povoamento onde se origina as vilas e as cidades, como foi o caso de Cariré. A gente de Cariré comprava e vendia em Sobral. Os comboios iam e vinham por seus caminhos para um único destino – Sobral, de onde abasteciam o povo do pequeno arraial.

Ao final do século XIX, o arraial se beneficia com a estrada de ferro de Sobral, fator de grande influência na formação da futura sede municipal e efetivamente trazendo melhoria de vida para a população ali habitante.

Como sabemos, a construção de uma estrada favorece a crescimento populacional, econômico ou político de uma localidade ou região.

TIMBRE


HINO

Em planície de brancas areias,
neste ardente sertão nordestino,
Por um belo porvir tu anseias,
Cariré, tens um nobre destino.
ESTRIBILHO:
Cariré, nossa terra querida,
De teus filhos recebe o louvor.
São acordes, impulso de vida
Sinfonia, civismo e amor.

De firmeza são marco: teus passos,
do progresso fecunda semente;
Alargando da vida os espaços,
está sempre o teu filho presente.

Tantos vultos ilustres geraste.
Em teu seio fermento de vida;
P'ra vitória teu povo guiaste.
Cariré, nossa terra querida.

Para longe de nós o torpor,
que impede o raiar da vitória.
De tua gente terás o amor,
fulgurante será tua história

BRASÃO


BANDEIRA


NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#DIRF Há 43 dia(s)

A Prefeitura Municipal de Cariré informa aos servidores que está disponível a DIRF.

A Prefeitura Municipal de Cariré informa aos servidores que está disponível a DIRF (Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte) do exercício de 2024.

#obrasportodomunicipio Há 45 dia(s)

Investemento em infraestrutura para Angicos e Alto Feliz.

A Prefeitura de Cariré está comprometida em levar infraestrutura de qualidade para todas as localidades do município.

#PASSEIOCICLÍSTICODIADAMULHER Há 49 dia(s)

2º Passeio Ciclístico Dia Internacional da Mulher.

Momento de lazer, alegria e diversão, o passeio que acontece pelas ruas da cidade, passando por bairros e pontos importantes de nosso município.

#diadamulher Há 50 dia(s)

ESTAÇÃO DA MULHER, VOCÊ NA SUA MELHOR VERSÃO

O Governo Municipal de Cariré,realizou hoje, (07/03), vários atendimentos voltados a mulher Carireense.

#diadamulher Há 52 dia(s)

ROGRAMAÇÃO COMPLETA DA SEMANA DA MULHER

ROGRAMAÇÃO COMPLETA DA SEMANA DA MULHER

#bolsaatleta Há 56 dia(s)

Já estão abertas as inscrições para o Programa Ceará Atleta

Prefeitura Municipal de Cariré, através da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Juventude informa que já estão abertas as inscrições para o Programa Ceará Atleta.

#trilhademotosdecariré Há 58 dia(s)

11° trilha de motos de Cariré não poderá ser retomada neste ano de 2024.

Em decorrência de motivos supervenientes, a 11° trilha de motos de Cariré não poderá ser retomada neste ano de 2024.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito