CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#AssistênciaSocial 02/12/2023 SEC. DO TRAB E DESENVOLVIMENTO SOCIAL A equipe do Cadastro Único de Cariré participou da capacitação do Sistema de Benefícios ao Cidadão ( SIBEC ). A equipe do Cadastro Único de Cariré participou da capacitação do Sistema de Benefícios ao Cidadão ( SIBEC ), ocorrida nos dias 30 e 01 de dezembro em Fortaleza. Essa iniciativa.
#AssistênciaSocial 26/05/2022 SEC. DO TRAB E DESENVOLVIMENTO SOCIAL A Prefeitura Municipal de Cariré realizou nesta quinta-feira (26/05), o evento comemorativo de Dia das Mães.

A Prefeitura Municipal de Cariré realizou nesta quinta-feira (26/05), o evento comemorativo de Dia das Mães. A atividade foi realizada pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social de Cariré (STDS) e contou com a participação do prefeito Antônio Martins. Centenas de mães compareceram à quadra da escola Francisco Hermínio, onde foram recepcionadas com bastante alegria e participaram ainda do sorteio de diversos brindes.

#AssistênciaSocial 18/05/2022 SEC. DO TRAB E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração sexual de Crianças e adolescentes.
#AssistênciaSocial 29/06/2021 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Prefeitura de Cariré entrega cestas básicas aos catadores de materiais recicláveis. Na oportunidade, estiveram presentes o Prefeito Antônio Martins, os Secretários Cláudia Gonçalves (STDS), Roberto Kelson (Meio Ambiente) e seu adjunto Sebastião Terto.
#AssistênciaSocial 14/06/2021 SEC. DO TRAB E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Cariré realiza Campanha Para Erradicação ao Trabalho Infantil
#AssistênciaSocial 16/12/2020 SEC. DO TRAB E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Secretaria da Ação Social de Cariré recebe Certificação Ouro na execução do Programa Primeira Infância no SUAS - Criança No último dia 16 de dezembro, durante o Seminário de Avaliação 2020 e Planejamento 2021 do Programa Primeira Infância no SUAS - Criança Feliz.
#AssistênciaSocial 12/02/2020 SEC. DO TRAB E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Realizado I Fórum das Violências de Cariré. Com participação de Secretarias Municipais, CMDCA, Segurança e Ministério Púb
#AssistênciaSocial 04/09/2019 SEC. DO TRAB E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Realizada a X Conferência Municipal de Assistência Social. Em Cariré-CE com o tema: "Plano Decenal 2016-2026: Desafios e Possibilidades para a Assistência Social em Tempos de Crise"
#AssistênciaSocial 28/08/2019 SEC. DO TRAB E DESENVOLVIMENTO SOCIAL SENAR/STDS Cariré promoveram Curso de Produção Artesanal de Conservas de Vegetais para pessoas de baixa renda. A Prefeitura Municipal de Cariré por meio da STDS (Ação Social) em parceria com o SENAR-CE/COCEPAT promoveram na sede do PAA, nesta cidade, o Curso de Produção Artesanal de Conservas de Vegetais, que foi realizado no período de 20 a 23 de agosto, com a carga horária de 32h/aula, sendo ministrado por Yruama Maria Albuquerque Guerra, instrutora do SENAR-CE. O curso beneficiou várias senhoras e jovens de baixa renda da comunidade.

Durante os quatro dias de realização do proveitoso curso, aprenderam sobre a produção de molho inglês, tempero caseiro líquido, maionese (temperada com ervas), massa especial de tomate, alho no azeite, conserva de cebola, conserva de alho, pimentas no azeite, massa especial de pimentão, cebolas em conservas, picles de cenoura, picles de abobrinha, picles misto, temperos caseiros, coentro no vinagre, molho de limão, picles de repolho roxo, catchup, molho de tomate e massa especial de berinjela.

#AssistênciaSocial 14/12/2018 SEC. DO TRAB E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Projeto 'Dança Criança, Cresce Mamãe' da STDS de Cariré-CE completa 9 anos com a exibição do "Espetáculo Era Uma Vez" O Projeto 'Dança Criança, Cresce Mamãe', que é mantido pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) da Prefeitura Municipal de Cariré, comemora neste ano de 2018, nove anos de existência, ele que entrou em execução no ano de 2010, e desde então vem promovendo aulas práticas e teóricas destinadas às diversas faixas etárias de idade, com o intuito de proporcionar às crianças e adolescentes do nosso Município, a oportunidade de conhecer a dança, especificamente o balé.
A primeira-dama Mirna Lima Aguiar, representando o prefeito Elmo Aguiar, esteve realizando um pronunciamento por ocasião da abertura do Espetáculo Era Vez.

Dos contos de fadas aos filmes e musicais que encantaram pessoas do mundo inteiro, o Projeto Dança Criança, Cresce Mamãe foi buscar a inspiração nas historinhas infantis para a realização do Espetáculo Era uma Vez, que no último dia 14 de dezembro, na quadra coberta da cidade, reuniu 80 bailarinos, com idade a partir dos 3 aos 16 anos de idade. O espetáculo apresentou o ballet clássico e um pouco do jazz.

Segundo declarações da coordenação do Projeto Dança Criança, Cresce Mamãe, “a magia desses contos que encanta crianças e adultos foi transformada em coreografias. As pessoas se emocionaram com o que levamos para o palco, numa reverência às lembranças mais doces e ingênuas de outras épocas".

??Claudia Nascimento Gonçalves, secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), falando na abertura do Espetáculo Era Uma vez, ladeada pela primeira-dama Mirna Lima Aguiar e o secretário da Cultura de Cariré, Marcelo Araújo Alves, apresentador do evento.


Declara ainda a Coordenação do Projeto Dança Criança, Cresce Mamãe, que "o Espetáculo Era uma Vez recebeu apoio total da Prefeitura Municipal de Cariré, nas pessoas do Prefeito Elmo Roberto e da Primeira Dama Mirna Aguiar, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), tendo à frente Claudia Nascimento Gonçalves, que não poupou esforços para que o mencionado espetáculo de dança-teatral saísse da pauta e se tornasse um verdadeiro show, além do apoio constante da Secretaria Municipal da Educação (SME), tendo à frente à secretária Carmiranda Almeida Miranda.

"Registramos, também, assistindo às apresentações do espetáculo, a presença marcante da ex-primeira dama e ex-secretária da STDS, Virginia Souza Aguiar, ela que deu vida a esse projeto, no ano de 2010", finalizou a Coordenação do Projeto Dança Criança, Cresce Mamãe.


#AssistênciaSocial 03/08/2018 SEC. DO TRAB E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Secretaria da Ação Social de Cariré é agraciada com o prêmio Boas Práticas de Gestão da Assistência Social do Ceará 2018 Uma representação da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento (STDS) da Prefeitura Municipal de Cariré esteve na noite da última sexta-feira, 3, no Ideal Clube de Fortaleza, para receber o Certificado de Boas Práticas de Gestão na Assistência Social do Ceará 2018, evento que acontece em sua 22ª edição e anualmente é promovido pela Revista Ceará Municípios. Em 2018, apenas 30 municípios foram agraciados.

À frente da comitiva de Cariré estava a secretária do Trabalho e Assistência Social, Cláudia Nascimento Gonçalves, acompanhada de sua equipe de trabalho composta por Flávio Braga Martins, Maíra Braga Melo, Das Dores Freitas e Xerez.
Para o mencionado evento, a STDS promoveu a indicação de um Parceiro do Município, quando foi indicado o nome do ex-prefeito e atual líder político Antônio Rufino Martins, por seus valiosos serviços prestados à área social.

Melhor projeto: Advogado do Povo, que há vários anos vem prestando inestimáveis serviços sociais de assistência jurídica às pessoas mais carentes do Município, cujo projeto foi instituído ainda na gestão da então secretária da STDS e primeira dama Virgínia Souza Aguiar.
Vale ressaltar que as boas práticas sociais, ações, projetos e programas voltados à assistência social do povo de Cariré vêm tendo continuidade na atual administração do prefeito Elmo Aguiar, com a participação sempre presente da atual primeira-dama Mirna Lima Aguiar.
?Indicadores S
ociais
Para avaliação dos indicadores sociais, o Prêmio Boas Práticas de Gestão na Assistência Social, analisa os projetos voltados à proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e a velhice, amparo às crianças e aos adolescentes carentes, políticas de inclusão produtiva, promoção e integração ao mercado de trabalho, habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência e a promoção de sua integração â vida comunitária, a vigilância sócio assistencial.

#AssistênciaSocial 16/03/2018 SEC. DO TRAB E DESENVOLVIMENTO SOCIAL CMDCA de Cariré passa por reestruturação e elege nova Mesa Diretora para cumprir o mandato de 2018 a 2020. Na última sexta-feira (16/03), foi realizada na sede da STDS, a última reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), referente ao mandato 2016/2018.

??Na ocasião, a secretária municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, Cláudia Nascimento Gonçalves, e a presidente do CMDCA, Beatriz Rodrigues Farias, fizeram pronunciamentos para agradecer aos conselheiros que estiveram atuando no período de 2016 a 2018, com seus serviços voluntários voltados aos direitos das crianças e adolescentes do município de Cariré-CE.

??Após os pronunciamentos, aconteceu a reestruturação do CMDCA, para o mandato 2018/2020, quando foi reeleita por aclamação e reconduzida à Presidência da Mesa Diretora, a acadêmica de Serviço Social, Antônia Beatriz Rodrigues Farias. Para a Vice-Presidência foi eleita a enfermeira Rayla Aguiar Portela, e para a Secretaria, a assistente social Vladiane Oliveira. Também houve a indicação de novos conselheiros titulares e suplentes.

??Após a eleição da nova Mesa Diretora do CMDCA, foram entregues certificados de participação aos conselheiros que estiveram atuando no período de 10 de março de 2016 a 10 de março de 2018, com total dedicação e compromisso com suas atribuições.
#AssistênciaSocial 07/02/2018 SEC. DO TRAB E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Realizado lançamento do 'Cartão Mais Infância Ceará', que beneficiará 214 famílias em situação de extrema pobreza. Nesta quarta-feira (07/02), pela manhã, no auditório do Centro do Idoso, foi realizada a solenidade de lançamento do 'Cartão Mais Infância Ceará' em Cariré, com a presença do prefeito Elmo Aguiar e primeira-dama Mirna Lima Aguiar, da secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Cláudia Gonçalves, técnicos dos CRAS da Sede e Rural, do Cadastro Único/BolsaFamília, diversas lideranças políticas, além de pessoas da comunidade. No município de Cariré, inicialmente, um total de 214 famílias em situação de extrema pobreza serão beneficiadas.

Na ocasião, o técnico da STDS do Governo do Ceará, Paulo Guedes, esteve realizando uma grande palestra e divulgando a implantação do Cartão Mais Infância, que foi criado pelo Governo do Estado Ceará, com objetivo principal de proporcionar melhores condições de vida às famílias que vivem em situação de extrema pobreza, além de beneficiar as crianças de 0 a 5 anos e 11 meses dessas famílias, com a melhora da alimentação complementar, aquisição de material escolar e fazer com que elas tenham um desenvolvimento saudável durante a Primeira Infância.
1º - Prefeito de Cariré, Elmo Aguiar, fazendo seu pronunciamento, enaltecendo a importância do 'Cartão Mais Infância Ceará" para a melhoria da qualidade de vida de famílias que vivem em situação de extrema pobreza. 2º - Assinando o Termo de Adesão ao Programa, observado pelo técnico Paulo Guedes, representando a STDS do Governo do Estado. 3º - Exibindo ao público presente, o Termo de Adesão já assinado, ao lado da primeira-dama Mirna LIma Aguiar, do técnico Paulo Guedes, da secretária da STDS-Cariré, Cláudia Gonçalves, e da Dra. Letícia Reichel, secretária da Saúde de Cariré-CE


#AssistênciaSocial 29/01/2018 SEC. DO TRAB E DESENVOLVIMENTO SOCIAL SENAR / STDS promoveram o Curso de Panificação. Aconteceu dos dias 24 a 27 de janeiro o "Curso de Panificação", na Sede do PAA, com a confecção de vários produtos derivados do pão

Segundo a nossa Primeira-Dama Mirna Lima Aguiar: "Este curso é uma excelente oportunidade de aprimorarmos a qualificação de nossa Mão-de-Obra por que são ensinados a fazer pizza, rizole, biscoitos, coxinhas e outros que favorecem tanto o empreendedorismo individual como qualidade para contratação destas pessoas por que quem já está no mercado. Fico pessoalmente bastante feliz pelo fato da professora do SENAR ter sido a 'Aninha do Japão', que é natural de Cariré", a qual é a única professora desta renomada instituição de ensino profissionalizante do Estado do Ceará".

Já nosso Prefeito Elmo Aguiar também se congratula com os alunos deste curso afirmando: "Fico bastante satisfeito ao ver que para participar de um curso como este vários alunos do curso de agroindústria da Escola Técnica se fizeram presentes, das Igrejas Evangélicas e ate´alguns do interior como do Muquém de Dentro e nas redondezas do Meio Dia. Por isso, orientamos inciativas como esta da STDS-Cariré a persistirem porque de alguma forma agregam valor aos produtos da nossa agropecuária familiar, pois de onde vem o frango, o queijo, a carne, as verduras que usamos na confecção destes produtos? E ainda porque é fundamental em todos os momentos realizarmos feitos em parceria com outras instituições como é o caso do SENAR que possuí o mesmo propósito nosso, que é sempre aprimorar com foco na qualidade a agropecuária familiar. Talvez por isso se explique porque já no mês de fevereiro estaremos realizando um Curso de Tratorista Agrícola e outro em patrol e, em março, um de tratorista agrícola e outro de retroescavadeira, em parceria com o SENAR, Secretaria de Agricultura, Secretaria de Transportes, Secretaria de Obras e STDS-Cariré, onde as inscrições estão sendo realizas ."

Já a secretária da STDS-Cariré, Claudia Nascimento Gonçalves, afirma: "Mesmo neste momento de crise redobramos nossos esforços para a realização continuada de cursos que requalifiquem nosso homem do campo que é o nosso mais importante emprego em Cariré; uma vez que gera renda e emprego todos os dias do ano, muitas vezes até sem direito a férias. Estamos muito gratos ao SENAR, por esta parceria que já gerou este emprego a Aninha do Japão, e quem sabe no futuro possamos estar ocupando novas vagas de instrutores que porventura se abram no SENAR. Um outro detalhe importante é que todas as inscrições dos cursos que realizamos com o mesmo SENAR são gratuitas, com direito a certificado, apostila, almoço, duas merendas e, no caso dos cursos de culinária, os alunos recebem a toca, avental e uma pequena parte de cada um dos produtos que aprendeu ou aprimorou em fazer."
#AssistênciaSocial 18/01/2018 SEC. DO TRAB E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Secretaria da Ação Social inicia a entrega do 'Cartão Mais Infância' às 214 famílias em situação de extrema pobreza. A Prefeitura Municipal de Cariré, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), deu início a entrega do 'Cartão Mais Infância Ceará' para as 214 famílias em situação de extrema pobreza e contempladas com o benefício. Os beneficiários selecionados pelo Governo Estadual foram chamados a comparecer à agência do Banco do Brasil, a partir de quinta-feira (18/01), para receber o cartão, munidos dos seguintes documentos: RG, CPF e Comprovante de Endereço.

A secretária o Trabalho e Desenvolvimento Social de Cariré, Cláudia Gonçalves, esteve na agência local do Banco Brasil, para acompanhar a entrega do Cartão Mais Infância às famílias carente
s.



A Prefeitura Municipal de Cariré, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), deu início a entrega do 'Cartão Mais Infância Ceará' para as 214 famílias em situação de extrema pobreza e contempladas com o benefício. Os beneficiários selecionados pelo Governo Estadual foram chamados a comparecer à agência do Banco do Brasil, a partir de quinta-feira (18/01), para receber o cartão, munidos dos seguintes documentos: RG, CPF e Comprovante de Endereço.

A secretária o Trabalho e Desenvolvimento Social de Cariré, Cláudia Gonçalves, esteve na agência local do Banco Brasil, para acompanhar a entrega do Cartão Mais Infância às famílias carentes (Foto: STDS de Ca
riré-CE).

Através do Cartão Mais Infância Ceará, as famílias beneficiadas receberão do Governo do Estado um auxílio mensal no valor de R$ 85,00. A transferência de renda ocorrerá prioritariamente para famílias cadastradas no Cadastro Único, com renda per capita de até R$ 85,00, e que contenham crianças de 0 a 5 anos e 11 meses que se enquadrem na situação de alta vulnerabilidade social: residentes de zona rural, em propriedades sem banheiro ou sanitário, de estrutura inapropriada (taipa, palha, madeira aproveitada ou outro material), além de residências urbanas sem água canalizada em pelo menos um cômodo. Para receber o benefício, além de estarem no perfil do programa, as famílias deverão cumprir algumas ações ligadas à assistência social e saúde. Os grupos familiares precisam ter frequência nos serviços socioassistenciais oferecidos na Rede SUAS, de acordo com calendário e atividades estabelecidos pelo CRAS/CREAS. É necessário ainda acompanhamento das vacinações através do Modulo de Gestão do Programa Bolsa Família na Saúde. O descumprimento das condições poderá levar ao bloqueio, a suspensão ou o cancelamento do benefício. A lista completa com as famílias beneficiadas está disponível no Cadastro Único, CRAS Sede e CRAS Rural de Tapuio.

#AssistênciaSocial 04/12/2017 SEC. DO TRAB E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Cariré: SENAR / CRAS Rural de Tapuio promoveram o Curso de Panificação Caseira à famílias de baixa renda Com o objetivo de contribuir para a mudança de vida de famílias em vulnerabilidade social a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social de Cariré (STDS) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e CRAS Rural Tapuio, ofertaram o Curso de Panificação Caseira.

O curso foi ministrado pela Instrutora Maria Socorro, no período de 28 de novembro á 01 de dezembro, totalizando uma carga horaria de 32 horas/aula. Dentre outros ensinamentos, os 19 participantes aprenderam a fazer pão de macaxeira, pão de banana, maria maluca, pão de queijo, pão de mel, pão de batata doce, pão de ló de água, pão caseiro econômico, rosquinhas, massa de pão ou de pizza, pizza de liquidificador, pastel, coxinha e enroladinho de salsicha.

A iniciativa é um dos objetivos do trabalho realizado pela STDS e CRAS, que ao ofertar os cursos profissionalizantes, promovem a geração de renda, oportunizando aos usuários a aprenderem uma profissão e terem uma renda extra. Mostrando-se dessa forma um excelente instrumento para a mudança na realidade das respectivas famílias dos participantes.

#AssistênciaSocial 05/10/2017 SECRETARIA DE SAÚDE Realizada a abertura da 'V Semana do Bebê de Cariré', com a passeata de bebês e gestantes, pintura e contação de estória Pela manhã, aconteceu a abertura da programação da "V Semana do Bebê - Cariré cuidando da 1ª infância", com uma passeata de bebês e gestantes, que saiu do mercado central e com chegada na Secretaria da Educação. Essa programação será realizada de 05 a 13 de outubro, com envolvimento de todas as Secretarias Municipais da Prefeitura Municipal de Cariré-CE. O objetivo principal da realização do evento é promover os cuidados essenciais na primeira infância, desde o nascimento do bebê até o desenvolvimento seguro.
Já no pátio da Secretaria da Educação, com presenças de gestantes e mães com seus bebês, estiveram abrindo solenemente a V Semana do Bebê de Cariré de 2017, a primeira dama Mirna Moraes de Lima e a secretária da Saúde de Cariré, Letícia Reichel dos Santos, que falaram sobre a importância dos cuidados que devem ser realizados em prol do desenvolvimento/crescimento de bebês e crianças na fase da primeira infância.

Após os pronunciamentos ainda no pátio da Secretaria da Educação de Cariré, crianças realizaram pinturas, além da apresentação de teatro com contação de estórias infantis por parte do grupo Agentes de Leitura da Secretaria Municipal Cultura.
#AssistênciaSocial 12/09/2017 SEC. DO TRAB E DESENVOLVIMENTO SOCIAL STDS promoveu o lançamento do "Programa Criança Feliz", para cuidar das crianças da 1ª infância em risco social. Nesta terça-feira (12/09), pela manhã, aconteceu o lançamento oficial do Programa Criança Feliz, que no município de Cariré, pela primeira vez, recebe a coordenação da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) que através de um Comitê Gestor, será desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal da Cultura, Esporte e Juventude. O local do evento (auditório do Centro do Idoso/STDS) esteve lotado de mães acompanhadas de suas crianças e gestantes (futuras mães), além de técnicos e assessores das diversas secretarias e órgãos públicos que estarão atuando no Programa Criança Feliz.

O programa priorizará crianças e famílias em situação de vulnerabilidade e risco social: Gestantes, crianças de até 36 meses e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. Crianças de até 72 meses e suas famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada. Crianças de até 72 meses afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medidas de proteção por parte da Justiça.

O modelo a ser aplicado em Cariré será semelhante ao Programa Primeira Melhor (PIM), que há 10 anos vem acontecendo no Rio Grande do Sul, com grandes resultados e avanços sociais em prol da primeira infância. A maioria dos municípios brasileiros que aderiram também estão seguindo o mesmo modelo. A apresentação do referido programa foi realizada na abertura da solenidade, pela psicóloga do CRAS Sede, Dra. Maíra Braga Melo.

Na ocasião houve os pronunciamentos da secretária da STDS, Cláudia Gonçalves e da primeira dama Mirna Lima Aguiar, que falaram sobre a luta empreendida para a adesão e implantação do Programa Criança Feliz no município de Cariré-CE.



#AssistênciaSocial 25/08/2017 SEC. DO TRAB E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Cariré realiza o "1º Encontro Municipal de Adolescentes" na luta contra o trabalho infantil e a gravidez na adolescência Foi realizado nesta sexta-feira (25/08), pela manhã, no auditório da Escola Francisco Hermínio Ponte, o I Encontro Municipal de Adolescentes, com enfoque para os temas "Erradicação do Trabalho Infantil" e "Gravidez na Adolescência", sendo mais uma iniciativa da Prefeitura de Cariré, através da Secretaria Municipal da Educação (SME) via Programa Educacional Contra o Trabalho Infantil (Peteca) e em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Estiveram prestigiando o importante evento, a secretária da Educação de Cariré, Carmiranda Miranda; secretária do Trabalho do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Cláudia Gonçalves; assessor técnico da Secretaria Municipal da Educação e coordenador do Peteca, Francisco Douglas Farias; presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Beatriz Rodrigues Farias; representante do Conselho Tutelar, Aline Siqueira; representante dos diretores das escolas municipais, Aurélio Evangelista Moraes.
Estiveram realizando pronunciamentos a secretária municipal da Educação, Carmiranda Miranda Cláudia Gonçalves, secretária municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, todas enfocando a importância da realização do I Encontro Municipal de Adolescentes, que é fundamental para despertar em meio à comunidade de Cariré, a luta contra o trabalho infantil e a gravidez na adolescência.

Após os pronunciamentos, houve apresentação teatral por parte de alunos do Peteca da Escola Evangelina Feijão, da localidade de Boa Esperança, que por sinal estava concorrendo ao Prêmio Peteca 2017, na Categoria Teatro.

Em seguida aconteceu a primeira palestra sobre o Trabalho Infantil, ministrado pela psicóloga do CRAS Sede de Cariré, Maíra Braga Melo.

Logo após a palestra, houve apresentação artística "Peteca", por parte de alunos da Escola Lucas Rodrigues de Brito, do distrito de Alto dos Honório, que também estava concorrendo ao Prêmio Peteca 2017, na Categoria Teatro.

Terminada a segunda palestra, aconteceu a formação do Comitê Municipal de Adolescentes na Prevenção do Trabalho Infantil.
Após a formação do Comitê, aconteceu a eleição por aclamação da plenária, para escolha dos representantes de Cariré no Encontro Estadual de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil no Ceará (Enapeti), que será realizado em Fortaleza, nos dias 4 e 5 de setembro.

OBJETIVOS DO I ENCONTRO MUNICIPAL D
E ADOLESCENTES
Promover a conscientização da sociedade com vistas à erradicação do trabalho infantil e à proteção ao trabalhador adolescente. Romper as barreiras culturais que dificultam a efetivação dos direitos da criança e do adolescente. Fortaleça o Sistema de Garantia de Direitos, com vistas à ampliação, quantitativa e qualitativa das políticas públicas de atendimento à criança e ao adolescente. Promover intercâmbio entre as instituições de ensino e, bem como, fortalecer a troca de experiências nas ações contra o trabalho infantil. Fortalecer as ações do Peteca, que é um programa desenvolvido em parceria com as Secretarias Estadual e Municipais da Educação, que consiste num conjunto de ações sobre os direitos da criança e do adolescente com foco na erradicação do trabalho infantil e na proteção ao trabalhador adolescente.






#AssistênciaSocial 11/08/2017 SEC. DO TRAB E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura Municipal de Cariré-CE comemora antecipadamente o 'Dia dos Pais' com sorteios de brindes. Preservando uma programação que foi iniciada no início da gestão do então prefeito Antônio Martins, em 2009, e continuando agora na administração do seu sucessor, prefeito Elmo Aguiar, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) da Prefeitura Municipal de Cariré promoveu antecipadamente no dia de ontem (11), a comemoração alusiva ao Dia dos Pais, ás 19:00h, no Setor de Eventos do Mercado Público Central, que constou de sorteios de brindes que foram ofertados aos pais, os quais compareceram em grande número uniformizados, pois dias anteriores já haviam recebido suas blusas alusivas ao "Dia dos Pais", trazendo estampadas as seguintes palavras:"Pai o primeiro Herói, o eterno Amor!".
Vale ressaltar que os brindes sorteados no referido evento foram ofertados por vários colaboradores do comércio local e de outros segmentos. Secretários municipais, vereadores, e diversas lideranças políticas estiveram prestigiando a comemoração do Dia dos Pais, além do grande número de pais de todos as idades.
O prefeito Elmo Aguiar e a primeira dama Mirna Lima Aguiar estiveram presentes à comemoração do Dia dos Pais, quando fizeram pronunciamentos e parabenizaram a todos os pais presentes ao evento.

Esteve à frente da organização em comemoração do Dia dos Pais, a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Cláudia Nascimento Gonçalves, que ao lado de sua dedicada equipe realizaram um grande trabalho.
#AssistênciaSocial 01/08/2017 SEC. DO TRAB E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Cariré participa da capacitação do Programa Criança Feliz (PCF). Durante toda esta semana, técnicos da área social de Cariré participam da primeira etapa de capacitação do Programa Criança Feliz (PCF), promovida pelo Governo do Estado do Ceará, no Centro de Educação à Distância (CED), em Sobral.
O principal objetivo da capacitação é municiar os profissionais com informações sobre o Programa, e formar multiplicadores do Método CDC - Cuidados para o Desenvolvimento da Criança, que será utilizado pela equipe na execução das atividades do Criança Feliz, de acordo com diretrizes do Ministério do Desenvolvimento Social.

O município de Cariré está sendo representado pela psicóloga do CRAS Sede e Coordenadora Municipal do Programa Criança Feliz (PCF), Maíra Melo, e pela Assistente Social do CRAS Rural, Vladiane Oliveira.
Sobre o Progr
ama
O Programa Criança Feliz é uma iniciativa do Governo Federal que visa promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância. No Estado do Ceará 170 municípios fizeram adesão ao programa.

A equipe Programa Criança Feliz é formada por um Coordenador, um Supervisor e três visitadores, que devem atuar principalmente através de visitas domiciliares e aplicação do método CDC. Em Cariré, o programa deve atender cerca de 100 pessoas, sendo estas: gestantes e crianças de 0 a 3 anos de idade (de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família), além de crianças de até 6 anos de idade beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

#AssistênciaSocial 21/07/2017 SEC. DO TRAB E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Crianças e adolescentes assistidos pelo SCFV da STDS de Cariré realizam passeio ecológico à praia de Amontada/CE. A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), na última sexta-feira (21/07) proporcionou um passeio até a praia de Icaraizinho de Amontada/CE para Crianças e Adolescentes participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) das localidades de Caveira e Almas.

Os jovens, que estavam acompanhados por seus responsáveis e também pelas equipes dos CRAS Sede e CRAS Rural de Tapuio, tiveram a oportunidade de conhecer o Parque Eólico, e de se divertir na praia de Icaraizinho e na Lagoa das Flexeiras.

O intuito desta viagem foi premiar os coletivos que mais se destacaram na realização das atividades da “Primeira Gincana Ecológica do SCFV”, acontecida no mês de junho durante a Semana Municipal do Meio Ambiente, e de mostrar na prática tudo que os jovens aprenderam sobre preservação e utilização consciente dos recursos naturais. Por isso, o lugar do passeio foi escolhido especialmente para que as crianças pudessem conhecer Complexo Eólico de Amontada, responsável por gerar energia limpa e renovável através dos ventos que sopram em nosso litoral.
#AssistênciaSocial 04/07/2017 SEC. DO TRAB E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Realizada a IX Conferência da Assistência Social de Cariré-CE, com o tema: "Garantia de Direitos no Fortalecimento do SU A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) da Prefeitura Municipal de Cariré, em parceria com o CMAS, promoveu nesta terça-feira (04/07), no auditório da Escola Francisco Hermínio Ponte, a IX Conferência Municipal da Assistência Social, tendo como tema "Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS", que teve como objetivo avaliar a situação atual da assistência social e debater propostas para ampliar os direitos subassistenciais dos usuários da política de assistência social no município de Cariré-CE, que tem como unidades executoras das ações de proteção social básica, o CRAS da Sede e o CRAS da Zona Rural de Anil, os quais fazem parte da STDS.
??Estiveram formando a mesa de honra do cerimonial: Mirna Lima Aguiar, 1ª dama do município; Cláudia Nascimento Gonçalves, a secretária da STDS de Cariré; Francisco Douglas Farias, presidente do Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS); Letícia Reichel dos Santos, secretária da Saúde; Carmiranda Miranda, secretária da Educação, além da vereadora Maria Lucy Ximenes, representando a Câmara Municipal de Cariré-CE.
??Na ocasião da abertura da referida conferência, fizeram pronunciamentos a secretária da STDS de Cariré, Cláudia Nascimento Gonçalves; Mirna Lima Aguiar, 1ª dama do municípi representando o prefeito Elmo Aguiar, e o presidente do CMAS, Francisco Douglas Farias.Todos falaram sobre a importância de união de todos em prol do fortalecimento do SUAS e das garantias de direitos para todos os carireenses na área da assistência social.

#AssistênciaSocial 12/05/2017 SEC. DO TRAB E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Prefeitura Municipal de Cariré / STDS comemoraram o 'Dia das Mães', com sorteios de vários brinde. Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) da Prefeitura Municipal de Cariré-CE comemorou no dia de ontem (12), às 18h30, de forma antecipada, o "Dia das Mães", tendo como local o calçadão do Mercado Público Raimundo Martins de Araújo, no centro comercial da cidade. O prefeito municipal Elmo Aguiar esteve presente ao evento, acompanhado da primeira dama Mirna Lima Aguiar. Eles fizeram pronunciamentos, falando sobre a importância de se comemorar a magna data alusiva à Rainha do Lar e enviaram mensagens de parabéns a todas as mães de Cariré-CE. O vice-prefeito Carlinhos Rufino também esteve presente ao evento.

Um grande número de mães de diversas idades compareceu à festa comemorativa, trajadas de blusas alusivas ao "Dia das Mães", que foram distribuídas gratuitamente, por ocasião das inscrições realizadas antecipadamente no CRAS da Sede, com direito ainda a participar dos sorteios de vários brindes. Diversas autoridades constituídas do Município estiveram prestigiando o evento, além de secretários(as) que fazem a administração Elmo Aguiar/Carlinhos Rufino.

Na ocasião houve apresentação de dança de balé por parte de alunas do Projeto Dança Criança, Cresce Mamãe, que é mantido pela própria STDS de Carir
é.

Logo em seguida aconteceu a realização de sorteios de vários brindes que foram doados por patrocinadores do comércio local e outros abnegados volunt
ários.


#AssistênciaSocial 07/03/2017 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria Municipal da Saúde de Cariré / Hemoce Regional realizaram a Campanha de Doação de Sangue na UBS Sede II. 07 de março de 2017, aconteceu na Unidade Básica de Saúde Sede II, a Campanha de Doação de Sangue, promovida pela Secretaria da Saúde de Cariré, em parceria com o HEMOCE Sobral.

Compareceram no total 47 pessoas, porém apenas 38 pessoas estavam aptas a realizar a doação, as demais por estarem com a pressão alta, anemia ou alguma doença infecciosa, ficaram impossibilitados de doar. A campanha teve como objetivo conscientizar a população quanto à importância da doação de sangue, com a busca constante de doadores voluntários, que compreendessem a doação como uma atitude de solidariedade, cidadania, de responsabilidade pessoal e coletiva e de preservação da vida humana.
Na oportunidade, a Secretaria de Saúde de Cariré, em nome da secretária Leticia Reichel dos Santos agradece a todos os que participaram deste momento de solidariedade.

www.carire.ce.gov.br
Emitido dia 27/04/2024 às 20:16:09