CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#CONSELHO 11/01/2024 SEC. DO TRAB E DESENVOLVIMENTO SOCIAL CERIMÔNIA DE POSSE CONSELHO TUTELAR, MANDADO 2024 a 2028 Na quarta-feira, 10, foram empossados os Conselheiros Tutelares eleitos para o quadriênio 2024-2027.
#CONSELHO 08/01/2024 SEC. DO TRAB E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Formação para os Conselheiros Tutelares de Cariré, titulares e suplentes ( mandato 2024 - 2028). Formação para os Conselheiros Tutelares de Cariré, titulares e suplentes ( mandato 2024 - 2028).
#CONSELHO 02/10/2023 SEC. DO TRAB E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Resultado oficial da eleição para Conselheiros Tutelares de Cariré 2023 ELEIÇÃO 2023, CONSELHO TUTELAR DE CARIRÉ, MANDATO 2024-2027
#CONSELHO 26/09/2023 SEC. DO TRAB E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Confira os locais de votação da Eleição para o Conselho Tutelar de Cariré.
#CONSELHO 22/03/2023 SEC. DO TRAB E DESENVOLVIMENTO SOCIAL RESOLUÇÕES DO CMDCA PARA AS ELEIÇÕES PARA O CONSELHO TUTELAR 2023.
#CONSELHO 18/06/2021 SEC. DO TRAB E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Deputado André Figueiredo e o prefeito Antônio Martins fazem entrega de veículo ao Conselho Tutelar de Cariré-Ce. Quinta-feira (17/06), às 17h30, foi realizada no pátio da Prefeitura de Cariré, a cerimônia de entrega de um veículo zero quilômetro da marca Jeep Renegade ao Conselho Tutelar.
#CONSELHO 10/02/2020 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Conselho Municipal do Fundeb realiza reunião mensal. Houve a apreciação das ações e projetos relevantes em prol da educação de Cariré.
#CONSELHO 10/02/2020 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Realizada a reunião mensal do Conselho Municipal de Educação (CME) de Cariré-CE.

Nesta segunda-feira (10), às 8h, aconteceu mais uma reunião mensal do Conselho Municipal de Educação, que foi conduzida pela presidente do CME, Eloíza Ferreira de Aguiar. Na ocasião foi cumprida a seguinte pauta na ordem do dia:

>> Acolhida;
>> Fala da presidente do CME Eloíza Ferreira de Aguiar;
>> Apresentação do Calendário Letivo;
>> Funcionamento da Creche Proinfância Eduardo Durval de Brito;
>> Apresentação das proposta de Resolução de Adesão ao DCRC/BNCC.
>> Processo de Adequação dos PPPs das Escolas em 2020;
>> Informativos sobre a continuidade dos programas e projetos da SME;

>> Programas: Novo Mais Educação, Mais Alfabetização, Educação Conectada.

>> Projetos: Feira Literária, Eu Chego Lá, I e II Formatura, Redamil e a Caminho da OBMEP.

>> Investimentos em serviços de Consultoria Educacional:

Educação infantil: Editora Egeiros

- 2º e 5º Ano: Lyceum

- 9º ano: Educare

>> Encerramento.

#CONSELHO 16/01/2020 SEC. DO TRAB E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Novos conselheiros tutelares de Cariré e Groaíras passam por capacitação para exercer seus mandatos na gestão 2020/2024 Foi realizada nos dias 14 e 15 de janeiro, na sede da STDS de Cariré, a capacitação dos novos conselheiros tutelares dos municípios de Cariré e Groaíras, que foram eleitos durante pleito realizado em outubro de 2019. A capacitação foi promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com apoio total da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) da Prefeitura Municipal de Cariré. Os novos conselheiros tutelares titulares exercerão seus mandatos na gestão 2020/2024.
A capacitação foi ministrada pela Dra. Cristiane Valéria Carneiro de Oliveira, promotora da Comarca de Cariré, que fez explanações sobre as atribuições dos aspectos legais do Conselho Tutelar, direito à convivência familiar e comunitária, ato infracional e medidas socioeducativas; crimes em espécie e violência sexual contra crianças e adolescentes.

Para a atual presidente do CMDCA de Cariré, Beatriz Rodrigues Farias, a realização da capacitação foi bastante proveitosa, pois "é uma forma de preparar os conselheiros tutelares para que possam atender cada vez melhor nossas crianças e adolescentes, zelando por seus direitos. Por sua vez, os conselheiros que já exercem a função terão a chance de aprimorar seus conhecimentos, enquanto que os que estão iniciando seu primeiro mandato, têm a oportunidade de adquirirem conhecimentos mais específicos para exercer a função", concluiu.

#CONSELHO 27/11/2019 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Realizada a segunda reunião ordinária do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) de Cariré-CE Nesta quarta-feira, 27/11, às 8h30, aconteceu a segunda reunião ordinária do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) de Cariré, com a maioria dos conselheiros/as, tendo como local o espaço de reuniões e palestras da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. A reunião foi aberta pelo presidente do COMDEMA, Ednaldo Martins Fernandes, e contou ainda com as participações do secretário municipal do Meio Ambiente, Adauto Araújo, e do subsecretário Kelson Ferreira.

A reunião cumpriu a seguinte pauta na ordem do dia:
1 - Leitura e apreciação da ata anterior;
2 - Informações objetivas sobre o PNSB, FMMA, Associação Ambiental, Associação de Catadores e Coleta Seletiva;
3 - Solicitar informações das Leis Municipais e Decretos regulamentares concernentes ao Meio Ambiente;
4 - Solicitar criação da Política Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável;
5 - Assuntos gerais.

#CONSELHO 23/10/2019 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Secretaria da Educação promoveu a primeira reunião integrada com a participação de conselheiros do FUNDEB CME de Cariré Nesta terça-feira (22), às 8h30, foi realizada na sede da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Cariré, a primeira reunião integrada com a participação de conselheiros do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e do Conselho Municipal de Educação (CME).

A reunião foi organizada e conduzida por Francisco Douglas Farias, coordenador da Gestão Educacional da Secretaria de Educação, e Eloíza Ferreira de Aguiar, coordenadora da Gestão do Ensino e Aprendizagem da Secretaria da Educação e também presidente do Conselho Municipal de Educação (CME).

Douglas Farias, coordenador da Gestão Educacional falou sobre "O papel dos Conselhos de Educação na garantia do Direito à Educação".

A pauta da programação da reunião integrada cumpriu o seguinte roteiro:
>> 08:30 - Acolhida
>> 08:40 - Fala do Presidente Alex Martins Araújo do Conselho do FUNDEB;
>> 08:50 - Fala da Presidente Eloíza Ferreira de Aguiar do CME;
>> 09:00h - Texto (Todos pela Educação);
>> 09:15 - O papel dos Conselhos de Educação na garantia do Direito à Educação (Prof. Douglas Farias, Coordenador da Gestão Educacional);
>> 10:00h - Cariré na Implementação da BNCC e DCRC (Profa. Eloíza Ferreira de Aguiar, Coordenadora da Gestão do Ensino e Aprendizagem e Presidente do CME);
>> 10:30 - Novo FUNDEB (Prof. Douglas Farias Coordenador da Gestão Educacional);
>> 11:00h - Encerramento.

#CONSELHO 27/05/2019 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Educação de Cariré promoveu a entrega de certificados de Recredenciamento das Instituições de Ensino do Município Nesta segunda-feira, dia 27 de maio de 2019, às 15h, aconteceu na sede da Secretaria de Educação a reunião para entrega de certificados de Recredenciamento das Instituições de Ensino da Rede Municipal e Privada credenciadas no Conselho Municipal de Educação (CME).

As escolas previamente encaminharam processos ao Conselho Municipal de Educação (CME), atendendo as normativas estabelecidas pela Resolução 05/2015 do CME, posteriormente analisadas pelos membros da Câmara de Educação Básica dos Conselhos, através das sessões especificas para tais fins. Após realizadas as análises, a Câmara emitiu parecer informando o resultado as escolas.

A presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Eloíza Ferreira de Aguiar fez a abertura da reunião, agradecendo a todos os Gestores e Membros da Câmara, pela reciprocidade na construção e análises dos processos, pois é preciso interagir e integrar-se com foco na qualidade dos processos e posteriormente a adimplência das escolas.

A presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Eloíza Ferreira de Aguiar fez a abertura da reunião, agradecendo a todos os Gestores e Membros da Câmara, pela reciprocidade na construção e análises dos processos, pois é preciso interagir e integrar-se com foco na qualidade dos processos e posteriormente a adimplência das escolas.

Em seguida, o assessor-técnico da Secretaria de Educação de Cariré, Francisco Douglas Farias, apresentou todos os pontos operacionais do processo de articulação e mobilização para os recredenciamentos das escolas. Douglas Farias acrescenta: “A escola deve sempre investir na sua adimplência, pois sem ela é impossível caminhar“. Ele agradeceu ainda o empenho da Câmara de Educação Básica do CME pelo empenho e compromisso nas atividades.

Em seguida, o assessor-técnico da Secretaria de Educação de Cariré, Francisco Douglas Farias, apresentou todos os pontos operacionais do processo de articulação e mobilização para os recredenciamentos das escolas. Douglas Farias acrescenta: “A escola deve sempre investir na sua adimplência, pois sem ela é impossível caminhar“. Ele agradeceu ainda o empenho da Câmara de Educação Básica do CME pelo empenho e compromisso nas atividades.

o final foram entregues os Certificados e Pareceres às 18 Instituições de ensino, inicialmente recredenciadas pelo Conselho Municipal de Educação de Cariré.
#CONSELHO 08/04/2019 SEC. DO TRAB E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Realizada a I Audiência Pública para Apresentação do Edital da Eleição Unificada para membros do Conselho Tutelar (CT) O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) da Prefeitura Municipal de Cariré, promoveram nesta segunda-feira, dia 8 de abril, às 8h, a I Audiência Pública para Apresentação do Edital 01/2019, que trata da eleição Unificada para escolha dos membros do Conselho Tutelar para o biênio 2020/2023. A audiência foi aberta oficialmente pela secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social de Cariré, Cláudia Nascimento Gonçalves, que apresentou as boas-vindas à plenária e desejou um bom trabalho a todos que estão engajados na realização da eleição unificada para conselheiro tutelar.

Em seguida, a presidente do CMDCA, Beatriz Rodrigues Farias fez várias explanações sobre as condicionalidades e normas para quem pretende se candidatar ao cargo de conselheiro tutelar - quem pode e quem não pode se candidatar.

Por sua vez, o advogado da STDS, Dr.Leonardo falou sobre as normas vigentes com relação à eleição unificada para conselheiro tutelar e respondeu às perguntas feitas por pessoas presentes à plenária.

Logo após as explanações acima mencionadas, o assessor-técnico Francisco Douglas Farias fez a apresentação do Edital 01/2019 referente à Eleição Unificada para escolha dos membros do Conselho Tutelar de Cariré-CE.
#CONSELHO 21/03/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Realizada a assembleia de reestruturação do Conselho Municipal de Saúde de Cariré, com eleição da mesa diretora. Na última quinta-feira, 21 de março, na sala do Setor de Transportes do Hospital Municipal, foi realizada a reunião de reestruturação do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Cariré.

A assembleia foi aberta oficialmente pela presidente do CMS, Elizângela Mesquita, que apresentou as boas-vindas aos conselheiros presentes e agradecendo o apoio de todos durante sua gestão que estava encerrando.

Após os pronunciamentos de outros conselheiros, foi então iniciada a eleição por aclamação da nova Mesa Diretora do Conselho Municipal de Saúde (CMS), a qual cumprirá o mandato no biênio 2019-2021 e que está assim constituída: Presidente - Antônio Beatriz Rodrigues de Melo Farias; Vice Presidente - Maria Luíza Sousa Brito; Secretária Geral - Rafaela de Brito Alcântara; Secretário Adjunto - Antônio Flávio Moreira Alves.

Nomeação da nova Secretária Executiva do CMS
Logo após aclamação dos recém-eleitos, a secretária da Saúde de Cariré, Napoline Melo, de acordo com Resolução Normativa procedeu a nomeação de Elizângela Mesquita para exercer o cargo de Secretária Executiva do CMS, a qual ficará encarregada de providenciar a próxima Conferência Municipal de Saúde de Cariré em 2019.

Após ser nomeada, Elizângela Mesquita já pediu apoio e a colaboração de todos os conselheiros, para a organização e realização da mencionada conferência.

#CONSELHO 18/03/2019 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Realizada assembleia para a reestruturação do Conselho do FUNDEB de Cariré-CE, com a formação de nova mesa diretora. Na última segunda-feira, dia 18 de março, às 13h, aconteceu na sede da Secretaria Municipal da Educação, a Assembleia de Reestruturação do Conselho do FUNDEB de Cariré-CE.

A reunião foi conduzida pelo assessor-técnico de Gestão da Secretaria da Educação, Francisco Douglas de Souza Farias.

A assembleia cumpriu a seguinte pauta:
>> Acolhida aos novos membros
>> Orientação sobre o Conselho do FUNDEB (Assessor Técnico Douglas Farias);
>> Atribuições do Conselho do FUNDEB (Assessor Técnico Douglas Farias);
>> Capacitação para Conselheiros do FUNDEB;
>> Posse dos Novos Membros do Conselho;
>> Eleição da Nova Mesa Diretora do Conselho:
Presidente; Vice Presidente; Secretária Geral;
>> Homologação do mandato;
>> Encerramento.

Após ser aclamado para a Presidência do FUNDEB de Cariré, o professor Alex Martins Araújo fazendo um pronunciamento.

Na mesma assembleia foi formada a nova Mesa Diretora do Conselho do FUNDEB de Cariré, para cumprir o mandato no biênio 2019-2021, a qual ficou assim constituída: Presidente: Alex Martins Araújo; Vice-Presidente: Maria Aparecida Epaminondas Silva; Secretário: Francisco Chaves Sousa.
#CONSELHO 16/11/2018 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Representante do Conselho Estadual de Educação (CEE) realiza a visita técnica à educação do município de Cariré,CE Nos dias 12 e 13 de novembro, esteve no município de Cariré, a professora Fátima Maria Cândido Bezerra, a qual representando o Conselho Estadual de Educação (CEE) do Ceará, realizou uma visita técnica de inspeção e orientação à Secretaria Municipal de Educação de Cariré e, bem como, à algumas escolas da rede municipal ensino infantil e fundamental.

A finalidade da visita Fátima Bezerra Cândido foi avaliar as ações já executadas pelo Conselho Municipal de Educação (CME) focando na melhoria da qualidade da rede municipal de ensino.

Na ocasião, Fátima Cândido Bezerra acompanhou e verificou a estrutura e funcionamento do Conselho Municipal de Educação (CME) de acordo com informações que lhes foram repassadas pela secretária municipal de Educação de Cariré, Carmiranda Almeida Miranda, pelo assessor técnico de Gestão, Francisco Douglas de Sousa Farias, e pela presidente do Conselho Municipal de Educação de Cariré, Eloíza Ferreira de Aguiar.

Fátima Bezerra Cândido esteve ainda acompanhando 'in loco' os trabalhos das escolas municipais, quando foram inspecionadas as seguintes escolas de ensino da rede municipal de ensino infantil e fundamental: Adauta Mocinha Barros Rocha, em Tapuio; Francisco Hermínio Ponte (no Bairro do Fórum, na sede), Dona Maria José Rodrigues Ponte (no Bairro Campo de Aviação, na sede). Objetivo primordial dessas visitas foi acompanhar e orientar o sistema de ensino sobre os procedimentos legais da Educação.
#CONSELHO 02/10/2018 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO CME de Cariré elege por aclamação a nova Mesa Diretora e os novos membros da Câmara de Educação Básica de 2018-2022 Na segunda-feira, dia 1º de outubro, às 9 horas, aconteceu nas dependências da Secretaria de Educação de Cariré, a reunião para reestruturação do Conselho Municipal de Educação (CME) e com o objetivo de orientar sobre todos os assuntos educacionais que abrangem as demandas do Conselho, além de acolher os novos membros que irão compor o CME por um mandato de quatro anos.

A reunião foi conduzida pelo assessor técnico de Gestão da Secretaria da Educação de Cariré, Francisco Douglas de Souza Farias.

A reunião cumpriu a seguinte pauta:

>> Acolhida aos novos membros do CME 2018-2022;
>> Estrutura e funcionamento do Conselho Municipal de Educação (CME);
>> Ações e resoluções do CME desde a criação do Sistema de Ensino;
>> Eleição da Mesa Diretora;
>> Eleição da Câmara de Educação Básica
>> Encerramento.

Na ocasião, houve a eleição da nova Mesa Diretora do Conselho Municipal de Educação (CME), a qual ficou assim constituída: Presidente: Eloíza Ferreira de Aguiar; Vice-presidente: Victor da Silva Barbosa; Secretária: Jaqueline Dias Martins.

Atribuições do CME
O Conselho Municipal de Educação (CME) é o órgão do sistema responsável pela legislação educacional, que regulamenta, fiscaliza e propõe medidas para melhoria das políticas educacionais. É também um instrumento de ação social atendendo a demandas da sociedade quanto a transparência no uso dos recursos e a qualificação dos serviços públicos educacionais. A sociedade, representada no conselho, torna-se vigilante na defesa do direito de todos à educação de qualidade e na observância dos regulamentos e leis federais.
#CONSELHO 17/09/2018 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Membros do CME de Cariré-CE concluem mandatos e recebem certificados de participação durante o período de 2014 a 2018. Aos 17 dias do mês de setembro de 2018, ás 9:00 horas, aconteceu nas dependências da Secretaria da Educação, a última reunião ordinária do Conselho Municipal de Educação de Cariré (CME), mandato 2014-2018. A mesma teve início com a fala do presidente do CME, Francisco Douglas Farias, o qual agradeceu a todos os conselheiros pelo empenho, dedicação, compromisso e responsabilidade com todas as atribuições conferidas, também desejou sorte e sucesso na vida profissional de cada um.

Na sequência foi socializado a experiência sobre a participação na III Conferência Estadual de Educação do Ceará, a qual o presidente do CME de Cariré, Francisco Douglas de Souza Farias(na foto), foi eleito delegado para a Etapa Nacional, em Brasília-DF, que será realizada no mês de novembro.
Logo após foram entregues certificados de atuação a todos os conselheiros presentes, finalizando assim o mandato vigente.
#CONSELHO 08/06/2018 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Conselho de Alimentação Escolar (CAE) de Cariré promoveu a reunião ordinária mensal de junho de 2018 Sob a presidência de Valéria Chaves Martins, o Conselho Alimentação Escolar (CAE) promoveu na sede da Secretaria da Educação de Cariré, a reunião mensal de junho/2018, quando na ordem do dia foi cumprida a seguinte pauta:

>> Acolhida;
>> Fala da Presidente do Conselho Valéria Chaves;
>> Participação dos membros no Conselho na Conferência Municipal de Educação - CONAE 2018;
>> Cartilha para conselheiros do CAE;
>> Execução do PNAE para o ano de 2018;
>> Encerramento.

A reunião contou com a participação de Francisco Douglas Farias, assessor técnico da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Cariré-CE.

Coordenador e nutricionista da Secretaria Municipal de Educação (SME) Antônio Rangel Filho falou na reunião sobre as ações desenvolvidas em benefício da merenda escolar da rede pública municipal de ensino de Cariré-CE.
#CONSELHO 18/04/2018 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Conselho Estadual de Educação promoveu a Formação para os Conselheiros Municipais de Educação de Cariré - Ceará. Nos dias 17 e 18 de abril de 2018, aconteceu nas dependências da escola Francisco Hermínio Ponte, a Formação para Conselheiros Municipais de Educação, promovida pelo Conselho Estadual de Educação do Ceará, através do Projeto de Reforço, Readequação e Implementação dos Conselhos Municipais de Educação.
A formação foi ministrada pelos representantes do Conselho Estadual de Educação (CEE) do Ceará, professora Fátima Maria Cândido Beserra e professor Francisco Hermínio de Souza Júnior, sendo coordenada pelo assessor técnico da Secretaria Municipal da Educação de Cariré e presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Francisco Douglas Farias.

Ao final foram entregues pela atuante secretária da Educação de Cariré, Carmiranda Almeida Miranda, os certificados de participação para todos os conselheiros.
#CONSELHO 23/03/2017 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Conselho Municipal do FUNDEB de Cariré elege a nova Diretoria Executiva para o biênio 2017-2019 No último dia 16 de março, na sede da Secretaria da Educação, aconteceu a assembleia de restruturação do Conselho Municipal do FUNDEB de Cariré-CE, com ampla participação de todos os conselheiros por segmento representado. Referida reunião foi iniciada com um momento de acolhida pelo assessor técnico da Secretaria da Educação de Cariré, Francisco Douglas Farias, que em seguida explanou orientações sobre a Estrutura da Educação Básica e Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB.

Logo após, o pronunciamento de Francisco Douglas Farias, foi realizada a eleição da nova
Diretoria Executiva do Conselho Municipal do FUNDEB, que através de votação por aclamação e unanimidade, ficou assim composta: Presidente - Maria Elvilema Feitosa Tabosa; Vice-Presidente - Antônio Marcos de Azevedo; Secretária: Regina Lúcia Farias Oliveira. O mandato da referida diretoria executiva valerá para o biênio 2017-2019.

Após a homologação dos nomes dos eleitos, a nova presidente do Conselho Municipal do FUNDEB, Maria Elvilema Feitosa Tabosa fez seu pronunciamento, assumindo o compromisso de zelar pelo desempenho do colegiado, bem como trabalhar em equipe em prol da transparência e controle social.
www.carire.ce.gov.br
Emitido dia 29/04/2024 às 08:25:12