CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Agricultura 13/02/2023 SECRETARIA DA AGRICULTURA, AGRONEGÓCIO E PECUÁRIA Secretaria da Agricultura Agronegócio e Pecuária realizou mais um evento do Programa a HORA DO TRATOR. Estiveram presentes a Presidente da Câmara e Primeira-dama Virgína Aguiar, o Vice-prefeito Nery Neto, Vereadores e Secretários(as) Municipais.
#Agricultura 13/10/2022 SECRETARIA DA AGRICULTURA, AGRONEGÓCIO E PECUÁRIA Secretaria de Desenvolvimento Agrário realiza a entrega de 40 mil alevinos em nosso município.
#Agricultura 30/05/2022 SECRETARIA DA AGRICULTURA, AGRONEGÓCIO E PECUÁRIA Cariré é comtemplado com trator pelo "Projeto São José" do Governo do Estado do Ceará.
#Agricultura 03/03/2022 SECRETARIA DA AGRICULTURA, AGRONEGÓCIO E PECUÁRIA A Prefeitura Municipal de Cariré realizou o "Encontrão CGM, Parceiros e Produtores Rurais".

A Prefeitura Municipal de Cariré realizou na manhã desta quinta-feira (03/03), o "Encontrão CGM, Parceiros e Produtores Rurais". O evento é uma realização da célula de desenvolvimento territorial (polo de Sobral II) do Banco do Nordeste em parceria com a Secretaria de Agricultura Municipal.

Dentre as autoridades presentes, esteve o Prefeito Municipal Antônio Martins, acompanhado de Isa Viana (Secretária de Agricultura de Cariré), bem como Jeânia Gomes (GEDT - Superintendência CE), Avelita Coelho (GG - Sobral) e Arlene Farias (CGT - Polo Sobral II).

Como foco principal no desenvolvimento da bovinocultura de leite, foi debatido na reunião a realização do Programa de Desenvolvimento Territorial, que dentre seus objetivos está o fortalecimento das cadeias produtivas, a potencialização da participação dos agentes econômicos locais no processo de desenvolvimento e a promoção do financiamento integrado e orientado das atividades produtivas.

O comitê que presidiu a reunião anunciou também que muito em breve será implantado terras de parte dos produtores do município diferentes sistemas: modelo Biodigestor, sistema de reutilização de água, sistema dessalinizador, sistema de energia solar e o sistema integrado de lavoura/pecuária.

#Agricultura 28/02/2022 SECRETARIA DA AGRICULTURA, AGRONEGÓCIO E PECUÁRIA Secretaria da Agricultura e Ematerce realizam reunião para divulgação dos projetos 'Mandala' e 'Recaatingamento'.
#Agricultura 14/02/2022 SECRETARIA DA AGRICULTURA, AGRONEGÓCIO E PECUÁRIA Secretaria da Agricultura de Cariré realiza ação com os produtores rurais para regularização cadastral.
#Agricultura 19/01/2022 GABINETE DO PREFEITO Antônio Martins anuncia programa de apoio ao agricultor familiar com "hora de trator" em entrega de sementes. Programa Hora de Plantar.
#Agricultura 20/11/2021 SECRETARIA DA AGRICULTURA, AGRONEGÓCIO E PECUÁRIA Adagri /Secretaria da Agricultura de Cariré fazem visitas de campo aos fruticultores de bananas.
#Agricultura 12/11/2021 SECRETARIA DA AGRICULTURA, AGRONEGÓCIO E PECUÁRIA Organizações da Agricultura Familiar (OAF's) do município de Cariré-CE realizam encontros na sede e no distrito de Tapui

Na sede municipal e no distrito de Tapuio, foram realizados na última quinta-feira (11/11), os encontros com as Organizações da Agricultura Familiar (OAF's) do município de Cariré-CE, as quais estão sendo contempladas com recursos do Projeto São José IV. A Secretaria Municipal da Agricultura e Pecuária da Prefeitura de Cariré esteve presente aos dois encontros, na pessoa de sua titular, a secretária Dóris Helena Brito. Em Cariré estão sendo contempladas a Cooperativa Agropecuária dos Produtores Rurais de Cariré (COOPAGRO), na sede municipal, e a Cooperativa dos Agricultores Familiares do Vale do Acaraú (COOPEVALE), sediada no distrito de Tapuio.

Estiveram também presentes aos dois encontros, Nadir Chaves e Franciana Gomes, técnicas de Nível Superior do Projeto São José IV, o qual pertence à Secretaria do Desenvolvimento Agrário - SDA.

Em contato via WhatsApp com a nossa reportagem, a secretária municipal da Agricultura e Pecuária, Dóris Helena Brito nos informou que esteve presente aos dois encontros, "sendo um dia muito proveitoso mesmo", ressaltou. Segundo ainda Dóris Brito, "as duas cooperativas selecionadas foi a gente aqui da Secretaria de Agricultura que as inscreveu, que trouxe os recursos do Governo do Estado pra elas, que então abraçaram a causa mesmo, com compromisso e seriedade, e agora irão fazer seus projetos, para poder conseguir o que elas almejam em prol do desenvolvimento sustentável de cada uma delas", enfatizou Dóris Brito.

O Projeto São José IV faz parte de um conjunto de políticas públicas do Estado do Ceará com linha de financiamento especial voltada às Organizações da Agricultura Familiar (OAF's), visando o desenvolvimento rural sustentável.

#Agricultura 25/06/2021 SECRETARIA DA AGRICULTURA, AGRONEGÓCIO E PECUÁRIA Equipe da Agricultura de Cariré realizou reunião de alinhamento com o prefeito Antônio Martins. Aconteceu na sede da Secretaria de Agricultura e Pecuária, reunião de alinhamento das ações, projetos e programas desenvolvidos e outros a serem desenvolvidos por aquela Pasta.
#Agricultura 23/04/2021 SECRETARIA DA AGRICULTURA, AGRONEGÓCIO E PECUÁRIA Prefeitura de Cariré faz adesão ao Garantia Safra 2020/2021. O prefeito Antônio Martins participou da solenidade de adesão ao Programa Garantia Safra 2020/2021, que aconteceu às 9h, através da plataforma Zoom.
#Agricultura 03/02/2021 SECRETARIA DA AGRICULTURA, AGRONEGÓCIO E PECUÁRIA Programa Hora de Plantar inicia distribuição de sementes em Cariré, mesmo antes das chuvas. A Ematerce em parceria com a Secretária de Agricultura da Prefeitura Municipal de Cariré, iniciaram nesta quarta-feira (3), a distribuição de sementes do Programa Hora de Plantar.
#Agricultura 17/11/2020 SECRETARIA DA AGRICULTURA, AGRONEGÓCIO E PECUÁRIA Em Cariré, a 2ª etapa da vacinação contra a febre aftosa está tendo prosseguimento e vai até o dia 2 de dezembro de 2020 A segunda fase da campanha de vacinação contra a febre aftosa teve início no dia 03 de novembro e prossegue até o dia 02 de dezembro.
#Agricultura 17/02/2020 SECRETARIA DA AGRICULTURA, AGRONEGÓCIO E PECUÁRIA Prefeito Elmo Aguiar assina Termo de Adesão ao Garantia Safra 2020 Solenidade realizada no Palácio da Abolição. O Termo foi assinado na presença do governador Camilo Santana.
#Agricultura 06/02/2020 SECRETARIA DA AGRICULTURA, AGRONEGÓCIO E PECUÁRIA Cerimônia de entrega de 184 títulos de propriedade rural em Cariré. Governo do Ceará em parceria com o Programa de Regularização Fundiária
#Agricultura 22/11/2018 SECRETARIA DA AGRICULTURA, AGRONEGÓCIO E PECUÁRIA SEBRAE/CE em parceria com a Secretaria da Agricultura de Cariré promoveu a 'Oficina Comercializar no Campo' O SEBRAE-CE, através do Escritório Regional de Sobral, promoveu no dia de ontem, quarta-feira (20/11), em parceria com a Secretaria de Agricultura Agronegócio e Pecuária da Prefeitura Municipal de Cariré, a Oficina Comercializar no Campo, com a finalidade de criar as condições necessárias para os seus participantes, os produtores rurais, no sentido de que os mesmos desenvolvam as seguintes competências: 1) Conhecer o contexto da comercialização no agronegócio e suas principais estratégias e ferramentas; 2) Reconhecer a importância da gestão comercial na sua propriedade rural atuar de forma estratégica nos processos de compra e venda de sua propriedade rural.

A Oficina Comercializar no Campo contou com a participação de 14 produtores rurais do município de Cariré. A instrutora do SEBRAE-CE, Lilian Mendes (na foto acima), foi quem ministrou as aulas que tiveram uma duração de 4 horas. Serão entregues certificados aos participantes.

Lilian Mendes, instrutora da Oficina Comercializar no Campo, representou o SEBRAE e Isa de Brito Viana, Técnica em Fruticultura e Tecnóloga em Recursos Humanos, representou a Secretaria da Agricultura, Agronegócio e Pecuária de Cariré.
#Agricultura 13/07/2018 SECRETARIA DA AGRICULTURA, AGRONEGÓCIO E PECUÁRIA Equipe técnica da Secretaria Municipal de Agricultura realiza visita à área produtiva irrigada na localidade de Juriti. A equipe técnica da Secretaria da Agricultura, Agronegócio e Pecuária da Prefeitura Municipal de Cariré-CE realizou no último dia 13 de julho, uma visita à propriedade do Sr. Luiz Vidal, na localidade de Juriti, o qual é beneficiário de um dos kits de irrigação que foram distribuídos pela própria Secretaria Municipal de Agricultura de Cariré-CE, quando foi constatada uma elevada produção de mamão, banana e hortaliças, tendo o mesmo demonstrado satisfação e interesse em todas as orientações prestadas.

Estiveram conferindo de perto a área irrigada produtiva do Sr. Luiz Vidal, o secretário municipal da Agricultura de Cariré, agropecuarista Francisco Teles Monteiro (Romualdo Teles), a técnica da Secretaria de Agricultura, Isa Brito Viana, e a consultora do Sebrae-CE, Ângela Valéria.
#Agricultura 13/07/2018 SECRETARIA DA AGRICULTURA, AGRONEGÓCIO E PECUÁRIA Secretaria da Agricultura de Cariré promove reunião para a implantação do 'Programa de Criação de Galinha Caipira'. A Secretaria Municipal de Agricultura, Agronegócio e Pecuária iniciou no último dia 13 do corrente mês, os trabalhos de acompanhamento do Programa de Criação de Galinha Caipira, através da parceria firmada pelo Sebrae-CE e a Prefeitura Municipal de Cariré, com total apoio do prefeito Elmo Aguiar. O mencionado programa beneficiará 25 criadores de galinha caipira, tendo como objetivo principal a promoção da melhoria no manejo das aves e o fortalecimento da atividade.

E o pontapé inicial do mencionado programa foi dado, no último dia 13 de julho, quando foi realizada uma reunião pública aberta, na localidade de Juriti, com a presença do secretário municipal da Agricultura, Agronegócio e Pecuária, Francisco Teles Monteiro (Romualdo Teles), da técnica Isa Brito, da médica-veterinária e consultora do Sebrae-CE, Ângela Valéria, além dos 14 beneficiários daquela comunidade rural, os quais ficaram interessados com o apoio recebido e as devidas orientações que lhes foram repassadas.
#Agricultura 21/05/2018 SECRETARIA DA AGRICULTURA, AGRONEGÓCIO E PECUÁRIA Secretaria Municipal da Agricultura deu início aos trabalhos de construção de silos em propriedades rurais de Cariré A Secretaria de Agricultura, Agronegócio e Pecuária da Prefeitura Municipal de Cariré deu inicio aos primeiros trabalhos de ensilagens de pastagem de 2018, em parceria com os produtores rurais, colocando à disposição dos mesmos um trator e máquina ensiladeira.

O primeiro silo foi cheio na Fazenda Lagoa Seca do Humberto Memória, nos dias 18 e 19 de maio. A Secretaria de Agricultura lembra aos produtores interessados em construir silos em suas propriedades, os mesmos devem procurar a sede da referida Secretaria para o devido agendamento, neste endereço: andar superior do Mercado Central de Cariré.


A Secretaria de Agricultura, Agronegócio e Pecuária da Prefeitura Municipal de Cariré deu inicio aos primeiros trabalhos de ensilagens de pastagem de 2018, em parceria com os produtores rurais, colocando à disposição dos mesmos um trator e máquina ensiladeira. O primeiro silo foi cheio na Fazenda Lagoa Seca do Humberto Memória, nos dias 18 e 19 de maio. A Secretaria de Agricultura lembra aos produtores interessados em construir silos em suas propriedades, os mesmos devem procurar a sede da referida Secretaria para o devido agendamento, neste endereço: andar superior do Mercado Central de Cariré.
Técnica Isa Brito
Viana Opinião da técnica:"A silagem é uma alimentação nutritiva"... Já a coordenadora de Assistência Técnica da Secretaria da Agricultura de Cariré, Isa Aparecida Brito Viana, nos informa que "a silagem é um alimento volumoso, usado principalmente para bovinos. Na época seca ela pode substituir o pasto. Na engorda em confinamento ela é usada junto com os grãos e farelos. Aproximadamente 40 dias após o fechamento do silo, a silagem poderá ser fornecida aos bovinos. Se tiver sido bem feita e o silo não for aberto, a silagem pode conservar-se por mais de 1 ano. Uma vez aberto o silo, a cada dia deve ser retirada uma fatia de no mínimo 15 cm.

#Agricultura 20/03/2018 SECRETARIA DA AGRICULTURA, AGRONEGÓCIO E PECUÁRIA Secretaria de Agricultura / Sebrae promoveram reunião com produtores rurais para incentivar a criação de galinha caipira A Secretaria de Agricultura, Agronegócio e Pecuária da Prefeitura Municipal de Cariré-CE realizou na última sexta-feira, dia 16 de março, uma reunião aberta com os produtores rurais familiares. Na reunião também estavam presentes os representantes da própria Secretaria de Agricultura e do Sebrae Ceará.

??Na ocasião, o Sebrae Ceará trouxe propostas para incentivar os produtores a produzir galinha caipira, criação essa que faz parte da nossa cultura e de nosso cardápio do dia a dia, sendo considerada uma fonte de renda extra para o homem do campo. Ao fim da reunião, vários produtores ficaram motivados com as propostas apresentadas e se dispuseram a iniciar com a atividade avícola (criação de galinha) que contará com a assistência técnica que será realizada através da parceria firmada entre a Secretaria de Agricultura, Agronegócio e Pecuária de Cariré e o Sebrae Ceará.

Valores de cust
eios
Vale ressaltar ainda que os produtores interessados irão receber, mensalmente, as visitas dos técnicos da Secretaria de Agricultura e o Sebrae Ceará, que prestarão assistência técnica aos produtores cadastrados. E o custeio destes trabalhos de assistência técnica serão arcados pela pela Prefeitura Municipal de Cariré, no valor de 30% e pelo Sebrae Ceará, no valor de 70%.
#Agricultura 06/03/2018 SECRETARIA DA AGRICULTURA, AGRONEGÓCIO E PECUÁRIA Senar-CE e Secretaria da Agricultura promoveram o 2º Curso de Tratorista Agrícola na localidade rural de "Coco". No último dia 6 de março, foram realizadas na localidade de Coco, as aulas práticas e teóricas do 2º Curso de Tratorista Agrícola, com a duração de 64 horas/aulas, sob a orientação do renomado instrutor Charles da Cruz Macedo, do SENAR-AR/CE. Contou com a participação de vários alunos oriundos da região.

Os treinamentos foram realizados na localidade denominada "Coco", município de Cariré-CE, precisamente na fazenda do Sr. Manuel Castor, com os objetivos de formar operadores de tratores agrícolas para desempenhar as atividades da melhor maneira possível, com qualidade e sem gerar prejuízos ao maquinário, além de preservar o meio ambiente. Vale ressaltar que por meio do treinamento os custos do preparo da terra são reduzidos, além de ser também uma forma de obter renda extra.

O secretário de Agricultura, Agronegócio e Pecuária de Cariré, Romualdo Teles, e a tecnóloga em Recursos Humanos, Isa Brito Viana, estiveram na fazenda "Coco", acompanhando bem de perto os treinamentos que estavam sendo ali realizados, prestando a assistência logística necessária para o bom andamento do Curso de Tratorista Agrícola.

A nossa reportagem também procurou ouvir um aluno participante do referido curso, José Carlos Araújo Fernandes, que prestou a seguinte declaração:"Vim fazer este curso pra mim ter um aprendizado enriquecido para o que eu necessitava, apesar de eu entender um pouco da área de mecânica, mas, os conhecimentos adquiridos aqui neste curso, vieram me proporcionar mais desenvoltura que eu necessitava, que é saber manusear o trator agrícola, conhecer os implementos e saber a parte mecânica", enfatizou.
#Agricultura 27/02/2018 SECRETARIA DA AGRICULTURA, AGRONEGÓCIO E PECUÁRIA Senar e Secretaria da Agricultura promoveram o 1º Curso de Tratorista Agrícola na fazenda Santa Rita, em Cariré-CE. No último dia 27 de fevereiro, foi realizado na fazenda Santa Rita, distrito de Tapuio, o primeiro Curso de Tratorista Agrícola, com a duração de 64 horas/aulas, sob a orientação do renomado engenheiro agrônomo João Brandão (na foto acima), instrutor do Senar-CE, e que contou com a participação de 12 alunos.

O treinamento foi realizado na fazenda Santa Rita, que fica situada no distrito de Tapuio, com o objetivo de formar operadores de tratores agrícolas para desempenhar as atividades da melhor maneira possível, com qualidade e sem gerar prejuízos ao maquinário, além de preservar o meio ambiente. Vale ressaltar que por meio do treinamento os custos do preparo da terra são reduzidos, além de ser também uma forma de obter renda extra.

O Curso de Tratorista Agrí
cola foi promovido pela Senar-CE, em parceria com a Secretaria de Agricultura, Agronegócio e Pecuária da Prefeitura Municipal de Cariré, com a participação da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS).
O secretário de Secretaria de Agricultura, Agronegócio e Pecuária de Cariré, Romualdo Teles, e a tecnóloga em Recursos Humanos, Isa Brito Viana, estiveram na fazenda Santa Rita, acompanhando os treinamentos que estavam sendo ali realizados, prestando a assistência logística necessária para o bom andamento do Curso de Tratorista Agrícola.

A nossa reportagem também procurou ouvir um aluno participante do referido curso, o Sr. Marcos, que declarou: "A gente está atrás de mais uma profissão e quer se especializar ainda mais nesse tipo de trabalho (tratorista agrícola); a gente aprendeu várias coisas, tais como, a manutenção, inspeção do trator e como lidar com os suprimentos"
#Agricultura 27/12/2017 SECRETARIA DA AGRICULTURA, AGRONEGÓCIO E PECUÁRIA Realizado o I Encontro dos Apicultores do Município de Cariré. O I Encontro de Apicultores do Município de Cariré foi realizado recentemente no andar superior do mercado público central, numa das salas da Secretaria da Agricultura, com o objetivo de intensificar o conhecimento sobre o tema para os produtores e interessados na criação de abelhas. O encontro foi realizado pela Federação Cearense de Apicultura (FECAP), com apoio da Prefeitura Municipal de Cariré, por meio da Secretaria da Agricultura, Agronegócio e Pecuária.

O presidente da Federação Cearense de Apicultura, Irineu Francisco Machado Fonseca (nas fotos), que esteve presente ao evento, disse "que é importante disseminar cada vez mais o conhecimento sobre apicultura e meliponicultura nesta região, com a finalidade de expandir este ramo de atividade a cada vez mais pessoas, para que saibam sobre a importância da abelha no campo, na agricultura e nos agronegócios, através da polinização e dos subprodutos que ela oferece como o mel, a própolis, entre outros".
#Agricultura 28/11/2017 SECRETARIA DA AGRICULTURA, AGRONEGÓCIO E PECUÁRIA Município de Cariré esteve presente ao Festival de Negócios da Região Norte do Ceará, realizado na cidade de Varjota. Secretarias Municipais de Cariré montaram um stand com vários banners de suas realizações em 2017.

Uma representação do município de Cariré esteve presente ao Festival de Negócios da Região Norte do Ceará, realizada no Parque de Vaquejada Raimundo Viana, na cidade de Varjota, nos dias 24 e 25 de novembro. O evento foi promovido pelo SEBRAE, em parceria com a Prefeitura Municipal e a Câmara de Dirigentes Lojistas. Empresas locais e prefeituras da região apresentaram ao público, os seus serviços, além das escolas municipais participantes do Projeto JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos).

A finalidade da realização do festival foi dar oportunidade aos empreendedores para fazer negociações, dar visibilidade aos empreendimentos regionais e capacitar os empreendedores da região, além de fomentar o desenvolvimento sustentável e valorizar os talentos locais.

Além da visitação aos stands, a noite também foi marcada por teatro, desfiles de moda e a Mostra de Dança Movimento.
#Agricultura 17/09/2017 SECRETARIA DA AGRICULTURA, AGRONEGÓCIO E PECUÁRIA Entrega de premiações da I Feira Agropecuária de Cariré-CE. No dia 17 de setembro foi realizada a solenidade de entrega das premiações e troféus aos expositores-vencedores da I Feira Agropecuária de Cariré, realizada no Parque de Exposição Dr. José de Sá.

Para a entrega das premiações, contamos com a honrosa presença do Excelentíssimo Sr. Prefeito Municipal Elmo Aguiar e do nosso líder politico Antônio Martins, do vereador Nery Neto e dos Secretários Municipais de Agricultura Agronegócio e Pecuária, Romualdo Teles, e do Meio Ambiente, Sr. Adauto Eleuterio Araújo, além de Cesar Neto Gerente Regional da EMATERCE do Baixo Acaraú. Referida solenidade teve a participação dos médicos veterinários Pedro Henrique e Cléssio Moreira, dos funcionários da Secretaria de Agricultura e dos produtores agraciados.
#Agricultura 13/09/2017 SECRETARIA DA AGRICULTURA, AGRONEGÓCIO E PECUÁRIA Começa nesta quinta-feira (14), a I Feira Agropecuária de Cariré; confira aqui, toda a programação oficial:
#Agricultura 31/08/2017 SECRETARIA DA AGRICULTURA, AGRONEGÓCIO E PECUÁRIA Iniciados os preparativos da I Feira Agropecuária de Cariré-CE, que será realizada nos dias 15, 16 e 17 de setembro. A Secretaria de Agricultura, Agronegócio e Pecuária da Prefeitura Municipal de Cariré-CE em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, da Infraestrutura e Desenvolvimento, promoverão nos dias 15, 16 e 17 de setembro, a I Feira Agropecuária de Cariré, tendo como local o Parque de Vaquejada João José de Sá, e fazendo parte da programação alusiva dos 88 anos de Emancipação Política do Município.

Para isso, na manhã de hoje (31/08), estiveram realizando visitas de inspeção ao Parque de Vaquejada, os secretários de Agricultura, Romualdo Teles, do Meio Ambiente, Adauto Araújo, e Cícero Amâncio, fiscal de Obras da Infraestrutura e Desenvolvimento, que estava representando o secretário Renato Oliveira Brandão, além da presença da Ouvidora do Município, Regina Oliveira Farias.

No momento das visitas dos referidos secretários municipais, uma turma de operários das Secretarias de Infraestrutura e do Meio Ambiente já se encontrava no Parque de Vaquejada João José de Sá, realizando os trabalhos de roçagem, podagem e limpeza da área, além de pinturas nos boxes e galpões que servirão de alojamentos para os animais que deverão faz parte da referida feira.

#Agricultura 22/08/2017 SECRETARIA DA AGRICULTURA, AGRONEGÓCIO E PECUÁRIA Agricultores de Cariré que construíram cisternas de enxurradas em suas propriedades receberam sementes selecionadas. Na última terça-feira (22/08), aconteceu no auditório da Escola Francisco Hermínio Ponte, à tarde, a entrega de kits de sementes selecionadas que serão plantadas em quintais produtivos dos agricultores(as) familiares do município de Cariré, além da entrega de cheques no valor de R$ 214,00 como forma de auxiliar financeiramente os agricultores que custearam as despesas com mão de obra na construção de 89 cisternas em diversas localidades do município de Cariré, fazendo parte do Programa de Cisterna de Enxurradas, que é mantido pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) em parceria com o Governo do Ceará, através da Secretária Estadual do Desenvolvimento Agrário (SDA), com a finalidade de universalizar a água em todas as residencias localizadas no semiárido cearense.

Estiveram presentes ao evento, o prefeito Elmo Aguiar, o vereador Nery Neto, líder do prefeito na Câmara Municipal de Vereadores, o secretário de Agricultura da Prefeitura Municipal de Cariré, agropecuarista Romualdo Teles, além do assistente social Félix Virgílio de Lima, representando a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Victor Nobre, que estava representando o CETRA - organização não-governamental que atua em prol dos agricultores(as) familiares do Ceará, além da presidenta do Sindicato dos Trabalhadores(as) e Agricultores(as) Familiares de Cariré, Antônia Ivaneide Araújo (Míúda).

Vale salientar que na construção das cisternas de enxurradas, o Governo do Estado do Ceará fornece todos os materiais necessários à execução das obras, enquanto que em contrapartida o agricultor familiar entra com a mão de obra, mas, posteriormente os custos são ressarcidos com o recebimento de cheques no valor de R$ 214,00.
#Agricultura 11/08/2017 SECRETARIA DA AGRICULTURA, AGRONEGÓCIO E PECUÁRIA Realizada a primeira inseminação artificial em rebanho bovino de Cariré, com apoio total da Secretaria de Agricultura. Sexta-feira, dia 11 de agosto de 2017, é uma data que ficará marcada na história da pecuária deste município, com a realização da Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), que hoje é uma das tecnologias mais difundidas no mundo, tendo uma eficiência acima de 40% da inseminação normal, graças à implantação hormonal com DIP, em dias predeterminados. Vale destacar que essa é a primeira inseminação artificial em um rebanho bovino, que recebe total apoio da Secretaria de Agricultura da Prefeitura Municipal de Cariré em parceria com o Sebrae Regional. O primeiro produtor rural contemplado neste município é o Sr. José Carlos Ribeiro Parente, que recentemente arrendou a fazenda Recreio, que é de propriedade do ex-prefeito Aderbal Portela.

Segundo declarações do secretário municipal da Agricultura, agropecuarista Romualdo Teles, "hoje, dia 11 de agosto de 2017 é uma data muito importante para Cariré, especialmente para agricultura, pois estamos aqui na fazenda Recreio, onde vamos iniciar o Programa de Inseminação Artificial, que tem a participação do Sebrae, da Prefeitura Municipal de Cariré e do produtor rural. É uma inovação que estamos fazendo, para que com o tempo nosso rebanho bovino esteja realmente com uma melhora genética, e em consequência disso uma melhor produção de leite para o município de Cariré".

"Agradecemos por essa realização o apoio do prefeito Elmo Aguiar, e durante a sua gestão, esperamos deixar o plantel bovino com uma linhagem bem mais evoluída, e conseqüentemente trazendo melhorias para nosso Município. Estamos com uma equipe de dois veterinários aqui, para fazermos logo mais a inseminação de 20 novilhas, e dentro de nove meses teremos aqui o nascimento de novas crias que trarão essa genética de alta linhagem que hoje será implantada", concluiu Romualdo Teles.

Por sua vez, o arrendatário da fazenda Recreio e produtor rural, Sr. José Carlos Ribeiro Parente, declarou que "estamos aqui para iniciar esse novo projeto de inseminação artificial e espero melhorar a genética do meu rebanho bovino holandês. Eu queria agradecer ao Sebrae, à Prefeitura Municipal de Cariré nessa parceria, que estão pagando a mão de obra e eu que sou o produtor, estou entrando com os custeios do hormônio bovino. Então, vamos iniciar essa inseminação e espero ter 70% de minhas vacas prenhas".

Já o prefeito Elmo Robert
o Aguiar esteve presente à primeira experiência de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), na fazenda Recreio, com a participação do Sebrae, Prefeitura Municipal via Secretaria da Agricultura. Assim declarou Elmo Aguiar: "Queria dizer da alegria de estar participando desse momento, pela primeira vez, de uma inseminação artificial para melhorar o rebanho do nosso Município. Nós da Prefeitura entramos nesse trabalho com a mão de obra, em parceria com o Sebrae. Nós temos uma população de bovinos de aproximadamente de 16 a 17 mil cabeças, temos caprinos e ovinos também nessa mesma quantidade, e Cariré tem a característica própria de ser um município de grande potencial na parte da agropecuária".
"Esse projeto da inseminação no gado bovino demorou 40 anos para ser implantado com ajuda da Secretaria de Agricultura da Prefeitura Municipal de Cariré e a parceria com o produtor rural e a gente vai estar aqui juntos, para poder melhorar a genética do nosso rebanho. Eu quero desejar que o primeiro grupo de 20 produtores rurais que serão beneficiados com a inseminação artificial comecem a logar êxito logo de imediato com o melhoramento genético de seus rebanhos", concluiu o prefeito Elmo Aguiar.

Por outro lado, o médico veterinário Dr. Marcílio, que chefia a equipe encarregada da inseminação artificial do rebanho bovino em Cariré, assim declarou: "Uma das tecnologias que a gente está adotando aqui no Município, chama-se Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), que hoje é uma das tecnologias mais difundidas no mundo, e o Brasil é o pais que mais pratica essa tecnologia, com eficiência acima de 40% da inseminação normal, graças à implantação hormonal com DIP em dias predeterminados, o que permite separar um lote de vacas paridas ou novilhas e inseminá-las todas no mesmo dia, sem a necessidade de observação de cio".

#Agricultura 10/07/2017 SECRETARIA DA AGRICULTURA, AGRONEGÓCIO E PECUÁRIA Secretaria Municipal da Agricultura de Cariré realizou a entrega de kits de irrigação por gotejamento na localidade de F O secretário de Agricultura da Prefeitura Municipal de Cariré-CE, Romualdo Teles ao lado de seus assessores-técnicos, esteve na localidade de Flores, para entrega de kits de irrigação a pequenos produtores rurais que residem às margens do Rio Acaraú. Segundo declarou Romualdo Teles, esses kits são utilizados numa determinada área por gotejamento e propicia uma grande economiza de água nos períodos mais quentes. "O equipamento é uma concessão da Superintendência Regional da Agricultura do Estado do Ceará, que já enviou para Cariré um total de 100 kits. Já estamos com outra relação para vir mais 100 kits, perfazendo assim um total de 200 kits de irrigação por gotejamento", reforçou Romualdo Teles.

O primeiro kit foi entregue ao casal Edmundo Medeiros e Hermínia Sales, residentes na localidade de Flores. Por sua vez, a Sra Hermínia Sales assim declarou: "O kit é muito importante pra mim, porque às vezes a gente tem vontade de fazer uma 'hortazinha', mas não contava com essa ajuda do kit, a caixa, isso custa dinheiro e tem que ser bem aproveitado. Plantar nossa hortaliça é importante, a gente evita de usar agrotóxico, adubo químico. A gente pode plantar usando adubo orgânico, dando nosso jeito para evitar as pragas [...]. Pra mim, o kit vai me favorecer, porque eu já não vou comprar mais hortaliça, eu vou produzir aqui. Eu vou plantar batata-doce, pimentão, cheiro verde, alface, mamão, pra o nosso consumo, e o que sobrar a gente vende".

#Agricultura 08/06/2017 SECRETARIA DA AGRICULTURA, AGRONEGÓCIO E PECUÁRIA Secretaria da Agricultura de Cariré está apoiando o homem do campo, com a construção de silos nas propriedades rurais. A Secretaria de Agricultura Agronegócio e Pecuária da Prefeitura Municipal de Cariré-CE deu inicio aos trabalhos de ensilagens de pastagem de 2017, em parceria com os produtores deste município, colocando à disposição dos mesmos um trator e máquina ensiladeira.

O primeiro silo foi cheio na propriedade do produtor Paulo Silveira Bastos nos dias 25 e 26.05.2017, com capacidade de 20.000kg. Os produtores interessados devem procurar a Secretaria de Agricultura para o devido agendamento.
É chamada silagem a forragem verde, suculenta, conservada por meio de um processo de fermentação anaeróbica. As silagens são guardadas em silos. Chama-se ensilagem o processo de cortar a forragem, colocá-la no silo, compactá-la e protegê-la com a vedação do silo para que haja a fermentação.

Quando bem feita, o valor nutritivo da silagem é semelhante ao da forragem verde. A ensilagem não melhora a qualidade das forragens, apenas conserva a qualidade original. Portanto, uma silagem feita a partir de uma lavoura ou capineira bem manejada vai ser bem melhor que uma silagem feita com uma cultura ou capineira "passada" ou mal cuidada.
#Agricultura 06/06/2017 SECRETARIA DA AGRICULTURA, AGRONEGÓCIO E PECUÁRIA Realizada a palestra sobre 'Coleta Seletiva e os benefícios do meio ambiente', na Semana do Meio Ambiente de Cariré-CE. Está tendo prosseguimento na cidade de Cariré-CE, a programação da Semana do Meio Ambiente 2017, a qual tem como tema "Educação Ambiental e Coleta Seletiva". Na manhã de ontem, terça-feira (06/06), aconteceu no auditório da Escola Estadual de Ensino Profissional Guiomar Belchior Aguiar, a palestra ministrada pela técnica de Gestão Ambiental, Cirliane Vianna, que versou sobre "Coleta Seletiva e os benefícios para o meio ambiente".

Estiveram realizando breves pronunciamentos sobre a importância da preservação do meio ambiente e divulgando a programação da Semana do Meio Ambiente 2017, o secretário municipal do Meio Ambiente, Adauto Araújo, e o assessor técnico Roberto Kelson.

O público alvo da palestra foram os alunos da Escola Francisco Hermínio Ponte e da Escola Cefisa Aguiar, pertencentes à rede municipal de ensino de Cariré-CE.


#Agricultura 06/06/2017 SECRETARIA DA AGRICULTURA, AGRONEGÓCIO E PECUÁRIA Secretaria da Agricultura de Cariré-CE visita a I Exposição do Parque Shopping do Boi, na Fazenda Nova Esperança. O atuante secretário da Agricultura de Cariré, agropecuarista Romualdo Teles, organizou e coordenou a ida de uma caravana à I Exposição do Parque Shopping do Boi, que oferta gado de excelente linhagem, além de tecnologias, possibilitando o melhoramento genético dos rebanhos. O parque está localizado na Fazenda Nova Esperança, município de Cariré, após o distrito de Bonfim.
Estiveram acompanhando a comitiva, a convite do secretário Romualdo Teles, diretores e alguns membros da Associação de Criadores de Caprinos, Ovinos e Bovinos de Cariré (ACCOCA), que foram adquirir mais conhecimentos e inovações na área tecnológica da agropecuária regional.
A caravana da Secretaria de Agricultura de Cariré foi recepcionada pelo empresário Oscar Rodrigues, o maior articulador e incentivador da I Exposição do Shopping do Boi. Na ocasião, ele declarou que “o parque nasceu da necessidade de pecuaristas da região, que não dispunham, até então, de mercado para expor e negociar animais, desde a paralisação do parque de exposições da Exponorte".

#Agricultura 29/05/2017 SECRETARIA DA AGRICULTURA, AGRONEGÓCIO E PECUÁRIA Criadores comparecem à Secretaria da Agricultura de Cariré para receber as declarações de vacinação contra febre aftosa. Nesta segunda-feira (29/05), muitos produtores rurais compareceram à Secretaria de Agricultura da Prefeitura Municipal de Cariré-CE para recebimento das declarações de vacinação e atualização dos rebanhos, nesta 1ª etapa da Campanha de Vacinação Contra Febre Aftosa, que será encerrada amanhã, quarta-feira (31/05).

Entretanto, para os criadores que adquirirem as vacinas nas revendas no último dia da campanha (31/05), terão o prazo de até o dia 15 de junho de 2017 para realizar sua declaração de vacinação e atualização cadastral, sem que os mesmos sofram sanções administrativas - multas por não vacinação ou não declaração no prazo estabelecido por lei.

#Agricultura 26/05/2017 SECRETARIA DA AGRICULTURA, AGRONEGÓCIO E PECUÁRIA Secretaria da Agricultura de Cariré recebeu kits de irrigação por gotejamento, para os produtores rurais da agricultura. Os produtores rurais da agricultura familiar do município de Cariré foram contemplados com 100 kits de irrigação por gotejamento compostos cada um por 01 (uma) caixa d`água de 500L e todo o equipamento necessário para irrigar áreas de 500m².

Os beneficiários farão a escolha das culturas a serem exploradas e receberão assistência técnica e gerencial por parte desta secretaria. Consideramos mais uma conquista para os produtores rurais do nosso município, para uma melhor convivência com o semiárido, promovendo a geração de emprego, renda, segurança alimentar e melhoria da qualidade de vida das famílias beneficiadas.

Referidos kits são objetos do contrato de cessão de uso, assinado pelo Prefeito Elmo Aguiar, junto a Superintendência Federal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Ceará, os quais já foram recebidos nesta data pela Secretaria de Agricultura de Cariré. Os beneficiários cadastrados devem comparecer na Secretaria de Agricultura para o agendamento da entrega dos kits.

#Agricultura 26/05/2017 SECRETARIA DA AGRICULTURA, AGRONEGÓCIO E PECUÁRIA Prefeito Elmo Aguiar prestigia o recebimento de vários kits de irrigação para produtores da agricultura familiar. Secretaria de Agricultura de Cariré-CE recebeu recentemente 100 kits de irrigação por gotejamento, objeto do contrato assinado pelo prefeito Elmo Aguiar, junto à Superintendência Federal da Agricultura do Ceará. Os kits são compostos de uma caixa d'água de 500 litros e de todo o material necessário para irrigar uma área de 500m2. Tais equipamentos vão beneficiar 100 produtores rurais da agricultura familiar do nosso município, os quais poderão desenvolver a produção de hortaliças e outras culturas de pequeno porte.

Os equipamentos foram recebidos oficialmente pelo atuante secretário municipal da Agricultura, Romualdo Teles, testemunhados pelo prefeito Elmo Aguiar, secretário do Meio Ambiente, Adauto Araújo, e pelo vereador Francisco Nery Neto, lider do prefeito na Câmara Municipal de Cariré-CE.

#Agricultura 25/05/2017 SECRETARIA DA AGRICULTURA, AGRONEGÓCIO E PECUÁRIA Prefeito Elmo Aguiar visita a obra de captação de água do sistema de abastecimento de São Pedro, Delícias e Meio Dia. O prefeito Elmo Aguiar esteve realizando recentemente uma visita ao local em que será captada água na cidade de Cariré, que então será conduzida até a caixa central do sistema de abastecimento d'água das localidades de São Pedro, Delicias e Meio Dia. O prefeito Elmo Elmo Aguiar esteve realizando a vistoria, acompanhado do vereador Francisco Nery Neto, que por sinal é o líder do prefeito na bancada da Câmara Municipal de Cariré-CE.

www.carire.ce.gov.br
Emitido dia 28/04/2024 às 17:19:50