CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#obrasportodomunicipio 12/03/2024 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Investemento em infraestrutura para Angicos e Alto Feliz. A Prefeitura de Cariré está comprometida em levar infraestrutura de qualidade para todas as localidades do município.
#obrasportodomunicipio 26/01/2024 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Obras por todo o Município A Prefeitura Municipal de Cariré, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está realizando a obra de reforma da Escola Francisco Hermínio Ponte, localizada no Bairro do Fórum.
#obrasportodomunicipio 17/01/2024 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Obras por todo o município A Prefeitura de Cariré está realizando a construção de bueiros na estrada que liga a CE 253 à localidade Boa Esperança.
#limpezaaçudenovo 11/01/2024 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO A limpeza do Açude Novo No final do ano de 2023, a Prefeitura de Cariré iniciou o projeto de limpeza do Açude Novo, que estava tomado por plantas aquáticas.
#confraternização 23/12/2023 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Confraternização para os garis da cidade Na manhã desta sexta-feira, 23 de dezembro de 2023, as Secretarias de Meio Ambiente e Infraestrutura de Cariré, realizaram uma confraternização para os garis da cidade.
#inauguraçãodapraça 25/11/2023 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO A Prefeitura Municipal de Cariré inaugurou a Praça José Alexandre de Sousa, na localidade de Alto Feliz Na noite de ontem, a Prefeitura Municipal de Cariré inaugurou a Praça José Alexandre de Sousa, na localidade de Alto Feliz. Homenagem especial ao Sr. José Alexandre,
#inauguraçãodapraça 21/11/2023 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Inauguração da Praça José Alexandre de Sousa, localizada na localidade de Alto Feliz. A Prefeitura Municipal de Cariré, através do Prefeito Antônio Rufino Martins.
#obrasportodomunicipio 16/11/2023 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO A Prefeitura de Cariré está realizando obras em todo o município que beneficiam toda nossa população. Essas obras contribuirão para o desenvolvimento sustentável do município, aumentando a qualidade de vida dos moradores e promovendo um ambiente mais seguro e acessível para todos.
#praça 27/09/2023 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO A Prefeitura Municipal de Cariré, está realizando obras em diversas localidades de nosso Município. Entre elas, construção da Praça na Localidade de Alto Feliz e a construção da Quadra Poliesportiva na Localidade de Arariús.
#Obra 24/07/2023 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Construção de Ponte de Piçarra na localidade de Retiro A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, realizou a construção da ponte paliativa.
#passagemmolhada 28/06/2023 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Construção de passagem molhada no trecho do Rio Acaraú na localidade Anil. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, realizou a construção da ponte paliativa no trecho do Rio Acaraú que liga as localidades.
#Infraestrutura 12/12/2022 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Prefeito Antonio Martins realiza visita nas obras de infraestrutura do municipío. Ponte do Tapuio e passagem molhada do Riacho do Pires.
#Obra 05/12/2022 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO O Prefeito Antônio Martins e o Secretário Cicero Amanso, visitaram a obra da passagem molhada que liga a BR 403.
#Obra 15/06/2022 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO O prefeito Antônio Martins junto ao Secretário de Infraestrutura, Cicero Amanso, estiveram em visita às obras de piçarra
#Planejamento 12/04/2022 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Prefeitura Municipal de Cariré em conjunto com a Secretaria de Obras realizou a entrega de uma retroescavadeira.
#ABASTECIMENTO 15/09/2021 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Prefeito Antônio Martins inaugura o grande Sistema de Abastecimento D'àgua da Adutora Taquara. Beneficiando com água tratada 1.524 famílias que residem nas localidades de Cacimbas e Rafael Arruda, com abrangência para as comunidades de Manoel Carlos, Engenho Queimado.
#Desenvolvimento 18/05/2021 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Prefeitura de Cariré e Secretaria de Obras homenageiam os garis, com entrega de cestas básicas e kits de proteção. O Governo Municipal de Cariré, comemorou o Dia do Gari, que anualmente é celebrado no dia 16 de maio. O evento aconteceu no pátio da própria Sercretaria.
#Obra 05/01/2021 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Prefeito Antônio Martins realiza vistoria às obras de construção da nova ponte do Tapuio. A ponte do Tapuio tem uma extensão de 200m e será uma das maiores da região, com uma mega estrutura da engenharia civil de última geração.
#Obra 18/07/2020 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Obras da ponte do Tapuio seguem em fase de concretagem Foram retomadas as obras de construção da ponte do Tapuio, com recursos oriundos da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Regional e Urbano do Governo Federal.
#Urbanismo 29/06/2020 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Bairro do Japão está sendo contemplado com a nova Praça Francisco Rodrigues Almeida, que já está em fase de conclusão. A Praça Francisco Rodrigues Almeida, nome dado em homenagem a um dos primeiros moradores do bairro, conta com 1.300 metros quadrados de área construída.
#Urbanismo 29/06/2020 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Bairro da Caixa D'Água está sendo beneficiado com a nova Praça Pedro Quinto de Melo, a qual já está em fase de conclusão A nova Praça Pedro Quinto de Melo, nome dado em homenagem a um dos primeiros moradores do bairro, conta a uma área de 1.120 metros quadrados antes desocupada.
#Obra 17/02/2020 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Prefeitura Municipal de Cariré está construindo grande praça pública. Obra realizada na Travessa e Rua Dr.José Teles, no bairro Açude Novo.
#Melhoria 14/02/2020 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Prefeitura de Cariré está realizando as obras de construção da praça do Bairro da Caixa D'Água.

A Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento (mais conhecida por Secretaria de Obras) da Prefeitura Municipal de Cariré está realizando as obras de construção da nova praça pública que está localizada no Bairro da Caixa D'Água, nesta cidade. Os serviços estão sendo executados pela Octha Engenharia Ltda, a qual foi contratada por licitação pública.

A construção dessa praça é um antigo sonho acalentado pelos moradores daquele populoso bairro, que agora se torna realidade na administração do prefeito Elmo Aguiar. A praça do Bairro Caixa D'Água faz parte do pacote de um total de quatro praças públicas que serão construídas no Município, num valor global de R$ 535.910,68 (Quinhentos e trinta e cinco mil, novecentos e dez reais e sessenta e oito centavos).

Em contato que a nossa reportagem manteve com o prefeito Elmo Aguiar, o mesmo nos informou que "são quatro praças que a Octha Engenharia irá construir no município de Cariré: a do Bairro do Japão, a Praça da Caixa D'Água, uma no Distrito de Tapuio e a outra lá na localidade de Coco. A gente primeiro está fazendo as praças do Bairro da Caixa D'água e a do Bairro do Japão, depois vamos fazer a praça do Tapuio, e logo após as águas baixarem a gente faz a do Coco".

Conforme ainda declarações do prefeito Elmo Aguiar, "nas construções das praças acima mencionadas, estão sendo empregados recursos próprios da Prefeitura...Vamos nos sacrificar um pouco, mas, a gente faz, para cumprir com nossos compromissos", enfatizou.

#Melhoria 29/01/2020 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Secretaria de Obras da Prefeitura de Cariré realiza as obras de terraplanagem e limpeza em área urbana da nova Creche In A Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento (mais conhecida por "Secretaria de Obras") da Prefeitura Municipal de Cariré deu início na última segunda-feira (27), à terraplanagem e limpeza de uma grande área de terreno que fica em frente à nova Creche Infantil Tipo I Vereador Eduardo Durval de Brito, localizada ao lado do Centro de Esportes - Proares II, no Bairro Nossa Senhora de Fátima, nesta cidade.

Essa melhoria irá trazer um melhor aspecto de limpeza e urbanismo à área onde a nova creche foi construída, além de receber com mais segurança e comodidade, as crianças que por lá irão transitar ao lado de seus pais e responsáveis.

#Melhoria 07/11/2019 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Já surgem os primeiros pilares da ponte sobre o leito do Rio Acaraú, no distrito de Tapuio, município de Cariré-CE. Atualizando o andamento das obras de construção da ponte sobre o leito do Rio Acaraú, trazemos as fotos desta semana, quando já foram construídos um pilar da ombreira da ponte e mais três no leito do grande rio. Mais outros pilares estarão sendo construídos até a outra margem do rioAtualizando o andamento das obras de construção da ponte sobre o leito do Rio Acaraú, trazemos as fotos desta semana, quando já foram construídos um pilar da ombreira da ponte e mais três no leito do grande rio. Mais outros pilares estarão sendo construídos até a outra margem do rio.

Enquanto isso, uma turma já prepara bases das sapatas, concretação das sapatas para sustentação dos pilares e forras das vigas para os pilares e berços das vigas que posteriormente serão colocadas nos pilares, por meio de guindastes.

#Educação 04/11/2019 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Retomadas as obras de construção da escola de tempo integral com 12 salas de aula na sede municipal de Cariré-CE Retomadas as obras de construção da nova escola de tempo integral de 12 salas de aula, na sede municipal, a qual foi iniciada ainda na administração do então prefeito Antônio Martins, e depois de algum tempo sofreram uma longa paralisação, por causa das dificuldades financeiras da empresa licitada e constantes burocracias para aprovação de uma nova licitação.

Finalmente, agora na administração do prefeito Elmo Aguiar, as obras foram reiniciadas em ritmo acelerado, com escavação de valas para construção da grande murada e a limpeza total no interior e na parte interna da nova escola de ensino fundamental. Nossa reportagem esteve registrando todos os momentos do reinício dos serviços, acompanhado pelo polivalente secretário Adauto Araújo, ao qual agradecemos imensamente.

Falando à nossa reportagem, declarou o prefeito Elmo Aguiar, que "a escola de tempo integral é uma obra que foi iniciada na administração do nosso grande líder Antônio Martins, e a empresa entrou em dificuldades financeiras, não teve condições de continuar a obra, e logo em seguida encerrando o contrato. Então, a gente teve que fazer uma nova licitação. Essa licitação demorou muito tempo, em virtude de burocracias mesmo de licitação. Finalmente, a nova empresa que ganhou, já começou, já reiniciou as obras".

"A gente está alimentando o Sistema do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e se Deus quiser não quer que sofra solução de continuidade, nenhuma quebra nisso aí...Até o final da nossa gestão, se Deus quiser, a gente entregar, para no ano de 2021, e que o próximo prefeito já possa dar início a essa escola de regime de tempo integral na sede do Município, já que temos a escola de regime de tempo integral, a primeira no interior do município de Cariré, que é no povoado de Almas. Então, a gente fica satisfeito de estar cada vez mais ’dando um abraço' na educação de nosso Município", ressaltou o prefeito Elmo Aguiar.

Segundo ainda declarações do prefeito Elmo Aguiar "o Projeto Espaço Educativo Urbano 12 Salas de Aula têm capacidade de atendimento de até 780 alunos, em dois turnos (matutino e vespertino) e 390 alunos em período integral. A proposta da Secretaria de Educação de Cariré era colocar para funcionar naquele espaço a Escola Cefisa Aguiar, haja visto que o prédio onde a mesma se encontra é o do estado e precisando sempre de reforma. Mas, como a Escola Cefisa Aguiar tem um número acima de 400 alunos, a estrutura da escola nova não comportaria para tempo integral e sim parcial. Portanto, o público alvo permaneceria do 6º aos 9º anos", concluiu.

#Urbanismo 01/11/2019 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Prosseguem as obras do Sistema de Esgotamento Sanitário de Cariré, beneficiando o populoso bairro do Campo de Aviação Prosseguem em ritmo normal as obras do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) no Bairro Campo de Aviação, nesta cidade.Os serviços estão sendo executados pela Construtora Granito, contratada por licitação pública e com recursos do Governo do Ceará / Cagece.

Os trabalhos atualmente compreendem a escavação de valas, assentamento de tubulação de 150mm na rede coletora de esgotos, e em seguida serão realizadas as ligações prediais externas, com a colocação de caixas de pré-moldados.

Já a segunda etapa das obras será executada com as ligações intra domiciliares, isto é, da calçada até os banheiros das casas residenciais

#ABASTECIMENTO 31/10/2019 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Equipe técnica da Cagece realiza visita de inspeção em todo sistema de abastecimento d'água da sede municipal de Cariré Esteve em Cariré, na última quinta-feira, dia 31 de outubro, uma grande equipe da Cagece, composta por geólogos, engenheiros e técnicos, para realizar estudos com vistas à solucionar os constantes problemas de falta de água na sede municipal. Em entrevista exclusiva com a nossa reportagem, declarou o Dr. Carlos Emanuel Brito Salmito, superintendente da Região Norte, que "vim até Cariré, solicitado pelo prefeito Elmo Aguiar, para trabalhar uma solução para o problema de abastecimento d'água. Também veio uma equipe de geólogos de Fortaleza, uma equipe de coordenadores e engenheiros e equipe da Regional de Cariré, para auxiliar e enxergar uma solução aqui para o município".

Vale salientar que durante toda a visita dos técnicos da Cagece, os mesmos estiveram sendo acompanhados pelo secretário de Meio Ambiente de Cariré, Adauto Araújo, que estava representando o prefeito Elmo Aguiar.

Disse ainda Dr.Carlos Salmito: "A gente reconhece que nos últimos dias houve problemas de abastecimento. Nosso interesse é resolver esses problemas o mais rápido possível...Então, a Prefeitura de Cariré nos procurou, nos pressionou para achar uma solução mais rápido possível. E hoje aqui, com toda essa equipe, a gente fez um Plano de Ação já imediato para a gente resolver o quanto antes esse problema de abastecimento. Hoje a gente está construindo aqui em parceria com a Prefeitura Municipal um poço lá na margem do rio, já para auxiliar aqui o abastecimento. No mais tardar na terça-feira, dia 5 de novembro, a gente estará com ele concluído, com as bombas instaladas, e já com ele em operação. E aí a gente vai ter uma melhora significativa no abastecimento", disse confiante.
"A gente também está traçando novas ações de reforço de rede, ampliações de rede, porque é inadmissível, a gente reconhece a demora no restabelecimento, no equilíbrio do sistema. A gente vai trazer também a nossa parte de engenharia e vamos fazer aqui um plano para melhorar o abastecimento, reforço de rede, fazer aqui um estudo geofísico da região, achar novos poços, porque no caso de problema de abastecimento, de contingência, a gente consiga reequilibrar o sistema mais rápido possível e com isso trazer menos transtornos para a população aqui do Cariré [...]. A gente aqui tem como parceiro forte a nossa Prefeitura Municipal. Dr. Elmo sempre preocupado aqui em solucionar os problemas de abastecimento nos procurou e a gente está aqui presente", concluiu Dr. Carlos Salmito.

#Desenvolvimento 19/10/2019 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Muquém de São Pedro passa por uma transformação de desenvolvimento na administração do prefeito Elmo Aguiar Na atual administração do prefeito Elmo Aguiar, a localidade de Muquém de São Pedro vem passando por uma transformação de progresso, com a construção de calçamento em todas as ruas, com algumas delas recebendo placas de concreto formando passeios públicos em forma de calçadões.

Anteriormente, ainda na atual administração de Elmo Aguiar, a Prefeitura Municipal de Cariré já havia construído duas passagens molhadas na estrada vicinal que liga Muquém de São Pedro à sede municipal. Essa estrada também foi reconstruída para a melhoria do tráfego durante a época invernosa.

Em Muquém de São Pedro está sendo instalada a nova rede de energia elétrica por meio de posteamento para beneficiar sistema de abastecimento d'água que será ampliado.

Atualmente, outra grande melhoria que Muquém de São Pedro vem recebendo é a ampliação de seu sistema de abastecimento d'água, pois está sendo instalada a nova rede de posteamento nas imediações daquela localidade, para favorecer o funcionamento da bomba d'água que captará água diretamente do Açude Canadá até a caixa central que está localidade na parte urbana de Muquém de São Pedro.

E os benefícios para Muquém de São Pedro não param por aí...É que está havendo uma licitação pública para contratação de uma empresa que deverá construir a praça pública daquela localidade. A nova praça será construída nas proximidades da Capela de São Pedro, padroeiro de Muquém de São Pedro.

Quem visitar Muquém de São Pedro vai comprovar o surto de progresso que aquela localidade vem passando, que está trazendo mudanças radicais, propiciando à mesma ares de cidade do interior
#ABASTECIMENTO 14/10/2019 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Iniciadas as obras de ampliação dos sistemas de abastecimento d'água de Muquém de São Pedro e Muquém de Santo Antônio Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Cariré, vêm lutando muito pela ampliação e melhoria dos sistemas de abastecimento d'água das comunidades de Muquém de São Pedro e Muquém de Santo Antônio. A pedido do prefeito Elmo Aguiar, o secretário municipal do Meio Ambiente, Adauto Araújo, esteve recentemente em Muquém de São Pedro, realizando uma vistoria ao atual sistema de captação de água daquela comunidade.
Segundo declarações de Adauto Araújo "o que existe funcionando atualmente aqui em Muquém de São Pedro, é um poço artesiano, mas, brevemente esse sistema arcaico será substituído pela rede nova rede de abastecimento d'água será ampliada para a captação de água do Açude Canadá, que brevemente abastecerá as comunidades de Muquém de São Pedro e Muquém de Santo Antônio", assegurou.

"No momento está sendo feita a instalação da nova rede de energia elétrica com capacidade de 380 volts, para o funcionamento das bombas de captação de água, diretamente do Açude Canadá. Prova disso é que nesta segunda-feira (14), já se encontra no Muquém de São Pedro, uma turma de operários contratados pela empresa Enel, instalando a nova rede de distribuição e transmissão por meio de posteamento", anunciou Adauto Araújo.
Segundo ainda Adauto Araújo (na foto) "para o novo sistema de abastecimento d'água funcionar a contento, está faltando a construção da Estação de Tratamento D'Água (ETA), para abastecer as comunidades de Muquém de São Pedro e Muquém de Santo Antônio e, para isso, é necessário que os moradores daquelas duas comunidades se filiem ao SISAR, que atualmente é uma exigência do Governo do Estado do Ceará".

"Para a implantação da nova adutora e melhoria do abastecimento d'água de Muquém de São Pedro e Muquém de Santo Antônio, contamos com o apoio do engenheiro civil Renato Brandão, secretário municipal da Infraestrutura e Desenvolvimento, além do apoio total e sempre constante do prefeito Elmo Aguiar, que sempre tem lutado pela implantação de adutoras e melhorias de sistemas de abastecimento em nosso Município", concluiu Adauto Araújo.

#Infraestrutura 09/10/2019 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO As obras de asfaltamento da Rua Francisco Araújo Chaves, no Bairro Campo de Aviação, já estão concluídas A Copa Engenharia já concluiu os serviços de asfaltamento da Rua Francisco Araújo Chaves, situada no Bairro Campo de Aviação. As obras tiveram início no entroncamento com a Rua Manoel Honório de Brito e foram terminadas no entrocamento com a Rodovia CE 183 (Cariré/Varjota).

A pavimentação asfáltica também passa em frente à Escola Dona Maria José Rodrigues Ponte.

É mais uma grande realização da administração Elmo Aguiar/Carlinhos Rufino. Cariré continua na trilha do progresso iniciada na primeira gestão do ex-prefeito e grande líder Antônio Martins.
#Mobilidade 30/09/2019 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Obras de asfaltamento da Rua Manoel Honório de Brito na sede municipal já estão concluídas em sua segunda etapa A Copa Engenharia já concluiu a segunda etapa das obras de asfaltamento da Rua Manoel Honório de Brito, na sede municipal. É mais uma realização da administração Elmo Aguiar/Carlinhos Rufino, continuando na trilha do progresso de Cariré, que foi iniciada na profícua administração do ex-prefeito Antônio Martins.
Vale ressaltar que outras outras ruas adjacentes à Rua Manoel Honório de Brito também serão contempladas com asfaltamento.

#Mobilidade 30/09/2019 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Obras de asfaltamento da Rua Izaías Machado Portela na sede municipal já estão concluídas em sua segunda etapa A Copa Engenharia, empresa contratada por licitação pública, já concluiu a segunda etapa das obras de asfaltamento da Rua Izaias Machado Portela, na sede municipal, passando em frente à Escola Cefisa Aguiar. Aquela grande via de acesso agora apresenta um melhor aspecto urbanístico e maior fluxo de veículos. É mais uma realização da administração Elmo Aguiar/Carlinhos Rufino.

Por sua vez, o prefeito Elmo Aguiar nos informa que "tanto a Rua Manoel Honório de Brito como a Rua Izaías Machado Portela e as outras adjacentes serão todas sinalizadas, para evitar possíveis acidentes nas vias públicas que estão sendo pavimentadas".

#Mobilidade 23/09/2019 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Prefeitura de Cariré inicia as obras de pavimentação asfáltica da Rua Izaías Machado Portela na sede municipal Nesta segunda-feira, 23/09, à tarde, foram iniciadas as obras de pavimentação asfáltica da Rua Izaías Machado Portela, nesta cidade. As obras estão sendo executadas pela Copa Engenharia, contratada por licitação pública. É mais uma obra iniciada da relação de 12 ordens de serviço que foram assinadas pelo prefeito Elmo Aguiar, em praça pública, no dia 16 de setembro, por ocasião da festa de aniversário da emancipação política de Cariré.
#Melhoria 12/08/2019 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Prefeitura Municipal de Cariré está realizando a reposição de lâmpadas no entorno do Polo de Lazer do Bairro Açude Novo. Atendendo a uma solicitação do vereador Henrique Chaves, durante a sessão ordinária realizada na Câmara Municipal, a Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento da Prefeitura Municipal de Cariré começou a realizar na última sexta-feira, 09 de agosto, a reposição de lâmpadas no entorno do Polo de Lazer Eriberto de Sá Ponte, localizado às margens do Açude Novo, que está situado em bairro de mesmo nome.

#Infraestrutura 28/06/2019 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Prefeitura de Cariré-CE intensifica a operação recuperação de estradas vicinais, para a melhoria das condições de tráfeg Prefeitura Municipal de Cariré, através da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento, já há alguns dias vem trabalhando na recuperação das estradas vicinais do município. Tendo em vista o inverno rigoroso em toda a região, o que danificou bastante as estradas vicinais, a Prefeitura vem agindo de maneira a atender o mais rápido possível as comunidades mais afetadas.

Na foto, vemos o secretário de Infraestrutura e Desenvolvimento, Dr. Renato Brandão (ao centro), ao lado do fiscal de Obras, Cícero Amâncio (à esquerda), realizando uma vistoria aos serviços de terraplanagem de uma estrada vicinal.

Segundo declarações do secretário de Infraestrutura e Desenvolvimento da Prefeitura Municipal de Cariré, engenheiro civil Renato Oliveira Bandão, "o trabalho é bastante importante, pois oferece maior segurança e facilidade de tráfego aos moradores das regiões interioranas do município, os quais se deslocam diariamente aos maiores centros urbanos, como por exemplo, dos estudantes que precisam se deslocar para suas escolas na sede do município".
#Obra 27/06/2019 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Localidade de Angicos, no município de Cariré-CE, está sendo beneficiada com as obras de pavimentação em pedra tosca Pela primeira em sua história, a localidade de Angicos, município de Cariré-CE, está sendo beneficiada com obras de pavimentação em pedra tosca, melhoramento esse aguardado há vários anos pela comunidade local. Os serviços estão sendo realizados pela Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento da Prefeitura Municipal de Cariré-CE.

Com a pavimentação no entorno de várias casas de Angicos, aquela comunidade apresentará um melhor aspecto urbanístico para quem for visitá-la, e proporcionará uma melhor qualidade de vida para seus moradores

#Limpeza 27/05/2019 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Prosseguem em ritmo normal as obras de construção da Central Municipal de Reciclagem (CMR) - Tipo 3 de Cariré-CE. Prosseguem em ritmo normal as obras de construção da Central Municipal de Reciclagem (CMR) - Tipo 3 na cidade de Cariré, atrás do prédio do INSS, à Rua Izaías Machado Portela. O terreno para construção do melhoramento foi doado pela Prefeitura de Cariré ao Governo do Estado do Ceará e faz parte do Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral (CGIRS-RMS). Prefeitura Municipal de Cariré, através da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento, vem prestando total apoio à execução daquela importante obra.

Segundo informações que nos foram prestadas pelo encarregado dos serviços de construção da CRM Tipo 3, Dário da Silva Lima, da Construtora Irmãos Pimenta Ltda, "atualmente estamos realizando os serviços de bases estruturais, de alvenaria, hidráulica, lajes e vigas, vigamentos para cobertura, base de apoio para a caixa d'água e os trabalhos iniciais de colocação do piso".

Conforme declarações do prefeito Elmo Aguiar "a construção da Central Municipal de Reciclagem (CMR) de nossa cidade é muito importante para toda a comunidade, pois os catadores de lixo terão um lugar apropriado para fazer entrega do lixo sólido reciclável e, desta forma, terão uma fonte de renda para o sustento de suas famílias. Outro grande contribuição que a CRM Tipo 3 proporcionará é a limpeza e conservação do nosso meio ambiente, além de contribuir para o bem-estar e a saúde de todos".
#Obra 22/04/2019 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Obras de construção da quadra coberta de Alto dos Honório já se encontram quase concluídas e brevemente será inaugurada Encontram-se em fase de conclusão as obras de construção da primeira quadra coberta de Alto dos Honório, a qual está sendo construída com recursos do Ministério do Esporte, Caixa Econômica Federal e da Prefeitura Municipal de Cariré. É um sonho antigo dos moradores daquela comunidade, que agora passará a ter um ponto de encontro para realizar eventos sociais e a pratica de esportes.

O prefeito Elmo Aguiar declarou que "as obras de construção da quadra coberta de Alto dos Honório já estão quase concluídas. Brevemente estarei entregando aquele melhoramento ao povo de Alto dos Honório, que tanto tem aguardado com muita expectativa aquele equipamento de cunho social e esportivo".

#Melhoria 19/03/2019 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Na região de Alto dos Honório-Cariré, já estão concluídas as obras de reconstrução da passagem molhada Cabeça do Boi. Já foram concluídos os serviços de reconstrução da passagem molhada Cabeça do Boi, localizada na região de Alto dos Honório, município de Cariré-CE. Essa obra foi inicialmente construída na administração do então prefeito Dr. Alber Aguiar, no período de 1983 a 1988. Passados mais de 30 anos, a mencionada passagem estava apresentando buracos e erosões, o que estava dificultando trânsito de veículos. Nessa nova etapa de recuperação da mencionada passagem molhada, foram realizados os serviços de reforço em concreto do piso e das paredes externas, inclusive recebendo uma nova sinalização vertical.

Sensível aos apelos da comunidade de Alto dos Honório e região, a atual administração do prefeito de Cariré, Elmo Aguiar, providenciou a recuperação total da passagem molhada, a qual já vem apresentando um fluxo normal de veículos.

Vereador Eduardo Brito (à esquerda) e prefeito Elmo Aguiar (à direita), em visita à placa indicativa de conclusão das obras de re construção da passagem molhada Cabeça do Boi.

Para conferir de perto os serviços finais de reconstrução da passagem molhada, o prefeito Elmo Aguiar esteve vistoriando a obra na companhia do vereador Eduardo Durval de Brito, que é o legítimo representante de Alto dos Honório e daquela vasta região, junto à Câmara Municipal de Cariré.
#Infraestrutura 12/02/2019 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Prefeitura Municipal de Cariré está realizando os serviços de recuperação da passagem no sangradouro do Cabeça do Boi A Secretaria de Obras da Prefeitura Municipal de Cariré está realizando os serviços de recuperação da passagem molhada sobre o leito do sangradouro do açude Cabeça do Boi, na região do distrito de Alto dos Honório, a qual foi construída em 1988 e, atualmente, encontrava-se deteriorada e dificultando o tráfego de veículos.

O valor da mencionada obra está orçado em R$ 110.224, 56 e os serviços estão sendo executados pela empresa Octha Engenharia Ltada, a qual foi contratada por licitação pública.

É mais uma obra recuperada pela gestão do prefeito Elmo Aguiar, que sempre vem primando pela conservação do Patrimônio Público do município de Cariré-CE.

#ABASTECIMENTO 27/09/2018 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Prefeito Elmo Aguiar visita as obras finais de construção do Açude Praça Onze, no Muquém de Santo Antônio - Cariré/CE Por ocasião da realização de uma série de visitas à várias obras que estão sendo executadas em sua administração, o prefeito Elmo Aguiar também esteve visitando os serviços de construção do Açude Praça Onze, localizado no distrito de Muquém de Santo Antônio, município de Cariré-CE, o qual será de servidão pública e beneficiará centenas de agropecuaristas e inúmeras famílias em sua área de abrangência.
Falando à imprensa regional e local, declarou o prefeito Elmo Aguiar que "o Açude Praça Onze atenderá toda a comunidade de Muquém de São Pedro, Muquém de Santo Antônio, essa região aqui da antiga Fazenda São José, e vai atender essa comunidade tanto na parte da agricultura como da parte da água mesmo para sobrevivência, para plantar, para fazer todo tempo de atividade agrícola. É uma obra de envergadura de R$ 1.400.000,00 que vinha sendo lutado há muito tempo pelo nosso prefeito Antônio Martins, há mais de 5 anos que lutava, e agora a gente conseguiu liberar esses recursos. E agora essa obra está aí praticamente terminada, faltando só a parte final, que é a de emblocamento, que é a colocação de pedras nos taludes e a confecção do sangradouro, para dar uma proteção na hora das cheias, das enchentes", enfatizou Elmo Aguiar.

#Urbanismo 18/09/2018 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Iniciadas as obras de asfaltamento das ruas Osmundo Aguiar e Joaquim Ximenes de Farias, na cidade de Cariré-CE. Fazendo parte do Programa Sinalize e em convênio com o Detran/DER do Governo do Ceará, a Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento da Prefeitura Municipal de Cariré, deu início aos primeiros serviços da asfaltamento das principais ruas dos bairros da Caixa D'água, da Estação (Igrejinha) e do Japão. A empresa Copa Engenharia está realizando os trabalhos, através de uma turma de operários e maquinistas. Atualmente, os serviços de recapeamento asfáltico estão sendo realizados na Rua Tabelião Osmundo Aguiar, com início na "Rua da Caixa D'água" e tendo prosseguimento em frente à Casa Paroquial,à UBS Sede 2 e à Igrejinha São Francisco.

Outra rua que também recebeu recapamento asfáltico, é a Joaquim Ximenes de Farias, que passa em frente à Caixa D'água Central. Os serviços foram concluídos ainda no dia de ontem, terça-feira, já ao final da tarde.
#Limpeza 27/07/2018 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Prefeitura Municipal de Cariré intensifica "Operação Limpeza" em ruas, avenidas e praças de bairros da sede municipal. A Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Cariré estão intensificando os trabalhos de limpeza em ruas, avenidas e praças em vários bairros da sede municipal. Desde o inicio deste mês de julho, que a "Operação Limpeza"está sendo efetuada através dos serviços de roço, capinagem dos meios-fios e terrenos baldios com uso de máquinas roçadeiras, varrição de ruas e recolhimento de entulhos. Os serviços estão sendo realizados atualmente nos bairros da periferia e em seguida será a vez dos bairros situados na área central da cidade.

Esses eficientes trabalhos também contribuem para a melhora do aspecto urbanístico e na qualidade de vida da população, evitando o acúmulo de lixo e a proliferação de doenças endêmicas, pois na “Operação Limpeza” são recolhidos sacos plásticos, garrafas, pneus e entulhos que ficam expostos em vias públicas
.

Por sua vez, em contato pessoal que mantivemos com o prefeito Elmo Aguiar, o mesmo nos declarou que já ordenou aos agentes da limpeza pública para recolher todo o lixo e entulhos que ficam expostos ao longo das vias de acesso e saída da cidade de Cariré. "Quero uma cidade limpa, sem poluição visual, bonita de se ver e apresentando uma boa aparência para os olhos das pessoas de outras cidades que nos visitam", reforçou o prefeito Elmo Ag
uiar
#Esporte 26/07/2018 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Prefeitura Municipal de Cariré-CE dá inicio aos serviços de terraplanagem de terreno para a construção da "Areninha". A Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura Municipal de Cariré deu início na última sexta-feira (20), em frente à Escola Cefisa Aguiar, às obras de preparação do terreno que irá receber o campo conhecido por "Areninha". Areninhas são campos de futebol society urbanizados e requalificados. O projeto possui o objetivo de oferecer para a população equipamentos esportivo de qualidade, onde a comunidade possa, além de praticar atividade física, ter um espaço seguro de convivência, lazer e formação cidadã.

Cada Areninha contém gramado sintético, bancos de reserva, arquibancadas, redes de proteção, alambrados, vestiários, depósito para materiais esportivos, iluminação, paisagismo, pavimentação e rampa de acesso para cadeirantes.

Dentro do projeto, os terrenos para construção das Areninhas são providenciados pelas prefeituras. A elaboração técnica das construções é responsabilidade do Departamento de Arquitetura e Engenharia do Estado do Ceará (DAE), como também o acompanhamento e a supervisão das obras em parceria com a equipe do Programa de Apoio às Reformas (Proares III/STD
S
).

Segundo o prefeito municipal de Cariré, Elmo Roberto Aguiar, a "Areninha irá beneficiar especialmente os jovens na prática do esporte, e as escolas também serão contempladas, pois elas poderão utilizar o espaço para as atividades de educação física, dentre outras modalidades. Estamos cientes do compromisso firmado com a nossa população e, por isso, começamos a construção dessa importante obra social.

Por sua vez, os desportistas de Cariré também estão de parabéns, pois em nossa administração já iniciamos na semana passada, as obras de construção do moderno estádio municipal de Cariré, antigo sonho dos nossos desportistas já há vários anos", reforçou o prefeito Elmo A
guiar.
#Obra 26/07/2018 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Prefeito Elmo Aguiar visita os serviços de construção da mega adutora. Adutora que abastecerá Cacimbas, Rafael Arruda e Alto Feliz.
#Esporte 23/07/2018 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Iniciadas as obras de construção do novo estádio municipal da cidade de Cariré-CE, antigo sonho dos desportistas locais. Já foram iniciadas as obras de construção do novo estádio municipal da cidade de Cariré, às margens da CE-183, nas proximidades da Escola Técnica Profissional Guiomar Belchior Aguiar, no bairro do "Cariré Velho". Uma turma de operários da empresa licitada e contratada para construção da majestosa obra já está instalada no canteiro de obras, com montagem da estrutura necessária para o andamento normal dos serviços. As primeiras máquinas e materiais já estão instalados no local, como vemos na montagem das fotos acima. Vale salientar que o moderno estádio municipal será construído com recursos do Ministério do Esporte.
Essa grandiosa obra marcará a administração do prefeito Elmo Aguiar, pois trata-se de um sonho acalentado pelos desportistas carireenses há vários anos. Por sinal, Elmo Aguiar já vinha lutando incessantemente pela construção do moderno estádio municipal, desde a confecção dos primeiros projetos até a liberação de recursos financeiros junto aos órgãos competentes do Governo Federal.

De acordo com a planta baixa geral, o novo estádio municipal de Cariré contará com campo de futebol com dimensão em padrão oficial, murada, alambrado em tubo de aço galvanizado e telas em ferro galvanizado, estacionamentos públicos, estacionamento "A" e "B" para atletas, estacionamento para comissão de arbitragem, áreas exclusivas para comissão técnica/reservas "A" e "B", destacamento policial, comissão de árbitros e estacionamento para ambulância.
#Obra 19/07/2018 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Obras de construção do grande Sistema de Abastecimento de Água de Cacimbas, Rafael Arruda e Alto Feliz serão iniciadas. Na última quinta-feira, dia 19 de julho, já chegou ao distrito de Cacimbas, município de Cariré-CE, uma grande carga de tubulações de 100mm e 200mm, para início das obras de construção e instalação do mega Sistema de Abastecimento de Água que beneficiará em conjunto as comunidades de Cacimbas, Rafael Arruda e Alto Feliz. Conforme projeto já elaborado, será construída inicialmente às margens da Barragem Taquara, uma adutora matriz que conduzirá água diretamente para o distrito de Cacimbas, onde também será construída uma grande Estação de Tratamento de Água (ETA), que de lá então distribuirá água para as comunidades de Manoel Carlos, Engenho Queimado, Pajeú, Rafael Arruda e também para a comunidade de Alto Feliz.

É um projeto muito arrojado e de grande importância que irá atender a um total de 1.500 famílias que ficam no entorno das comunidades acima mencionadas, que há vários anos esperam ansiosamente por esse grande feito, que é a distribuição de água tratada em grande quantidade e de boa qualidade para suas residências.

E os primeiros serviços das obras de construção do grande sistema de abastecimento de água já estão com agenda marcada para começar na próxima semana - caso não ocorram alguns imprevistos. As referidas obras já são consideradas como o maior projeto de abastecimento de água de todos os tempos no município de Cariré-CE.

É mais uma grande conquista da administração do prefeito Elmo Aguiar, que vem lutando incessantemente pela construção do mega Sistema de Abastecimento de Água, desde a confecção dos primeiros projetos até a liberação de recursos financeiros junto aos órgãos competentes do Governo Federal.
#Infraestrutura 20/06/2018 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Iniciadas as obras de construção do calçamento da localidade de Muquém de São Pedro, no município de Cariré-CE Já foram iniciados em ritmo acelerado os serviços de construção de pavimentação em pedra tosca (calçamento), na localidade de Muquém de São Pedro, município de Cariré. Toda área a ser pavimentada terá aproximadamente 6.500,00m2. O valor da obra está orçado em R$ 450.000,00 com recursos oriundos da Prefeitura Municipal de Cariré e Secretaria das Cidades do Estado do Ceará.

#Infraestrutura 10/05/2018 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Encontram-se em fase de conclusão, as obras de construção do açude público 'Praça XI', no Muquém de Santo Antônio. Renato Oliveira Brandão, engenheiro civil da Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura Municipal de Cariré, nos informou que "as obras do açude de servidão pública na localidade de Praça XI, Muquém de Santo Antônio, continuam em ritmo acelerado. Os serviços de terraplenagem da parede do reservatório encontram-se 90% concluídos, e em sua altura máxima chega a 9,35 metros. A parede tem ainda a extensão de 222,00 metros".

Segundo ainda Renato Brandão, "atualmente, além da finalização do aterro da parede, as obras continuam na recuperação da estrada de acesso ao açude e na escavação do vertedouro"
#Infraestrutura 26/03/2018 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Prefeitura Municipal de Cariré conclui as obras de construção de passagens molhadas na região do Muquém de São Pedro. As obras de construção de três passagens molhadas na estrada vicinal que liga a localidade de Muquém de São Pedro à sede do Município foram concluídas em sua totalidade. Segundo as últimas informações do secretário de Infraestrutura da Prefeitura Municipal de Cariré, engenheiro civil Renato Brandão, “a execução dos serviços foram finalizadas, porém é necessário alguns dias para que o tráfego seja liberado, pois é preciso esperar o tempo de 'cura do concreto' para que não ocorra problemas na estrutura.”
Na foto, vemos o fiscal de obras da Prefeitura Municipal, Cícero Amâncio, ao lado do secretário da Agricultura de Cariré, agropecuarista Romualdo Teles, um dos moradores da região de Muquém que será beneficiado com a construção das três passagens molhadas.

??Na foto, vemos o secretário Renato Brandão ao lado do fiscal de obras da Secretaria de Infraestrutura, Cícero Amâncio, vistoriando as obras finais das passagens molhadas.

Ainda segundo o secretário Renato Brandão, "o tráfego estará liberado totalmente dentro de 11 dias. A obra é de grande importância, pois permitirá o trafego dos moradores da região, mesmo em épocas de fortes chuvas. Vale salientar que a construção das três passagens molhadas são financiadas com recursos próprios do Município", destacou.
"A realização das obras demonstra a preocupação da atual gestão do Prefeito Elmo Aguiar, para com a mobilidade de moradores de regiões críticas em épocas de chuvas. Portanto a construção das passagens molhadas estarão propiciando aos moradores das áreas críticas, uma maior comodidade e segurança em seus deslocamentos", concluiu o secretário Renato Brandão
#Infraestrutura 23/03/2018 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Prefeito Elmo Aguiar assina ordem de serviço para início das obras de construção de açude em Muquém de Santo Antônio. O prefeito Elmo Aguiar assinou a ordem de serviço e já serão iniciadas as obras de construção do açude público da comunidade denominada "Praça XI", que está situada na localidade do Muquém de Santo Antônio, no município de Cariré-CE.

A obra será implantada em parceria com o Ministério da Integração Nacional e Prefeitura Municipal de Cariré-CE e está orçada no valor de R$ 1.423,878,78 (Um milhão e quatrocentos e vinte três mil e oitocentos e setenta e oito reais e setenta e oito centavos), e irá beneficiar toda a população que reside no entorno.
A empresa contratada por licitação pública já está mobilizando os equipamentos e pessoal para dar início às obras, compreendendo a abertura de caminhos de serviços e desmatamento da área, conforme vemos nas fotos acima.

A previsão para a conclusão da obra de servidão pública é de cinco meses, conforme informações do secretário de Infraestrutura da Prefeitura Municipal de Cariré, engenheiro civil Renato Oliveira Brandão.

#Infraestrutura 23/02/2018 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura Municipal realizou operação limpeza e pintura em ruas da zona urbana. A Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento da Prefeitura Municipal de Cariré realizou recentemente em vias públicas da cidade, a operação limpeza e pintura em meios-fios, o que veio proporcionar um melhor aspecto urbanístico e cuidados com saneamento ambiental, além de melhoria da qualidade vida para seus moradores. Alguns visitantes que estiveram em Cariré, elogiaram o embelezamento e o cuidado que as nossas ruas receberam ultimamente.
#Melhoria 29/01/2018 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Administração de Elmo Aguiar está realizando os serviços de asfaltamento em várias ruas da cidade de Cariré-CE. Prosseguem em ritmo acelerado as obras de pavimentação em asfalto de várias ruas da cidade de Cariré. Já estão praticamente concluídos os serviços de asfaltamento da Rua Dalva Brandão, Rua Elmo Aguiar, Rua Dr. José Teles, Rua Santo Antônio, Rua Valter Chaves e Travessa Vila Nova.

Atualmente, a Copa Engenharia, empresa contratada por licitação pública, está realizando os serviços de asfaltamento da Rua Manoel Honório de Brito, na parte central da cidade. E assim, cumprindo com sua promessa de campanha, o prefeito Elmo Aguiar, nessa primeira etapa, já está pavimentando com asfalto um total de 7 ruas, em vários bairros da cidade. Entretanto, existem projetos para asfaltar mais ruas, em uma segunda etapa, caso sejam liberadas mais verbas federais.
#Melhoria 23/01/2018 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Iniciados os serviços de asfaltamento da Rua Dr. José Teles; saiba os nomes de mais ruas que serão asfaltadas. Foram iniciados nesta terça-feira (23), por volta das 15h, os serviços de asfaltamento da Rua Dr.José Teles, conforme havia anunciado o prefeito Elmo Aguiar em primeira mão, à nossa reportagem. Os serviços tiveram início ao lado da praça da Ação Social, seguindo em frente à Secretaria da Ação Social. As obras terão continuidade até o bairro do Campo de Aviação.

A empresa que está realizando os trabalhos de pavimentação é a Copa Engenharia, ganhadora da licitação pública.

Acompanhando os serviços de asfaltamento, o secretário da Infraestrutura da Prefeitura de Cariré, Renato Oliveira Brandão, ao lado representante da Copa Engenharia, do secretário municipal do Meio Ambiente, Adauto Araújo, e do engenheiro civil Everton Portela (Foto: Élton Jáder / Blog Cariré em Revista).

MAIS RUAS QUE SERÃO ASFALTA
DAS...
Em primeira mão, está nos informando o secretário de Infraestrutura e Desenvolvimento da Prefeitura Municipal de Cariré, engenheiro civil Renato Oliveira Brandão, nessa primeira etapa já estão incluídas na relação para receber asfaltamento, as seguintes ruas: Rua Santo Antônio, Rua Valter Chaves, Travessa Vila Nova, Elmo Roberto e Manoel Honório de Brito.
#Obra 11/01/2018 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Muquém de São Pedro ganhará três passagens molhadas e a estrada vicinal da sede até o povoado será pavimentada! A Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento da Prefeitura Municipal de Cariré deu início aos trabalhos de construção da primeira passagem molhada de Muquém de São Pedro, de um total de três que serão construídas, um antigo sonho dos moradores daquela região. Nesta quinta-feira, 11/01, o prefeito Elmo Aguiar esteve visitando as obras, acompanhado do secretário da Infraestrutura, Renato Brandão, e do líder do prefeito na bancada da Câmara Municipal, Nery Neto. As obras estão sendo realizadas com recursos próprios do Município, pela empresa Octha Engenharia, de Fortaleza ganhadora da licitação.

Na entrevista especial prestada à reportagem, declarou o prefeito Elmo Aguiar: "estamos visitando hoje aqui este trecho de construção de três passagens molhadas, que liga a sede do município de Cariré ao povoado de Muquém de São Pedro, com investimento de 450 mil reais, sendo recursos próprios do Município".
#Melhoria 11/01/2018 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Prefeito Elmo Aguiar visita as obras de drenagem e pavimentação intertravada na rua da praça da Ação Social. Na última quinta-feira, 11, o prefeito Elmo Aguiar esteve realizando uma vistoria às obras de requalificação da praça pública do bairro Açude Novo, nas imediações da Secretaria da Ação Social de Cariré. Estão sendo realizados os serviços de drenagem numa área residencial, com a finalidade de escoar as águas das chuvas para o canal central de esgotos, além da construção de novos pisos intertravados na mesma rua em que estão localizadas as casas residenciais.

O prefeito Elmo Aguiar esteve realizando a visita às mencionadas obras, acompanhado do secretário municipal da Infraestrutura e Desenvolvimento, Renato Oliveira Brandão, e do líder do prefeito na bancada da Câmara Municipal, vereador Nery Neto.
#Obra 09/01/2018 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Rua Vereador Manoel Honório de Brito já está sendo preparada para receber pavimentação asfáltica (asfaltamento). Nesta terça-feira (9/01), a Prefeitura Municipal de Cariré, através da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento, deu início aos serviços de reforma do calçamento da Rua Vereador Manoel Honório de Brito, com objetivo de dar melhor escoamento às águas das chuvas, pois a mesma estará recebendo uma moderna pavimentação asfáltica, um antigo sonho dos seus moradores, que agora se tornará uma realidade, na administração do prefeito Elmo Aguiar.

Em entrevista com o secretário de Infraestrutura e Desenvolvimento da Prefeitura Municipal de Cariré, engenheiro civil Renato Oliveira Brandão, o mesmo nos informou que já foi realizada a licitação para asfaltamento da Rua Manoel Honório de Brito, e que brevemente os serviços serão iniciados.
#Festa 22/12/2017 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Secretarias de Obras, Meio Ambiente e Transportes realizaram confraternização entre seus servidores e sorteios de brinde Na última sexta-feira (22), na sede da Secretaria do Meio Ambiente, à tarde, foi realizada a Confraternização dos Servidores das Secretarias da Infraestrutura, Meio Ambiente e Transportes, pertencentes à Prefeitura Municipal de Cariré, tendo como convidado especial o líder do prefeito na bancada da Câmara Municipal, vereador Nery Neto - que representou o prefeito Elmo Aguiar, que se encontra em Brasília atrás de recursos para o Município.

Na ocasião, os secretários municipais da Infraestrutura, Renato Brandão; do Meio Ambiente, Adauto Araújo e dos Transportes, Vicente William Chaves, fizeram um breve balanço sobre as ações realizados por suas respectivas Pasta, apesar das dificuldades enfrentadas para cumprir a missão neste ano de 2017, ao mesmo tempo em que agradeceram a todos os servidores que contribuíram para vencer os obstáculos.

O líder do prefeito Francisco Nery Neto (na foto) enalteceu e parabenizou o trabalho realizado pelos servidores das Secretarias Municipais acima mencionadas, desejando a todos que o ano de 2018 seja pleno de realizações e sucesso.

Ao final das falas, foram realizados sorteios de vários brindes (cestas básicas e valores em dinheiro) entre todos os funcionários das Secretarias Municipais presentes à confraternização natalina e de final de ano.
#Melhoria 04/12/2017 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Prefeitura Municipal de Cariré realiza as obras de ampliação do sistema de iluminação pública em vários bairros da sede. Prefeitura Municipal de Cariré-CE, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento, deu início às obras de ampliação do sistema de iluminação pública em diversas ruas da sede do município, tendo como objetivos melhorar a iluminação pública das ruas que ainda estavam com deficiências na prestação do serviço, proporcionado mais segurança e valorizando o bem público.

Segundo declarações do secretário municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento, engenheiro civil Renato Oliveira Brandão, “as mencionadas obras irão beneficiar os moradores dos bairros Campo de Aviação, Pedrinhas, do Fórum e Centro da cidade. Brevemente estaremos levando o projeto para mais ruas da sede e interior do município".
#Melhoria 22/09/2017 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Secretaria de Obras continua realizando trabalhos de recuperação de estradas vicinais das localidades e distritos. A Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento da Prefeitura Municipal de Cariré continua realizando os trabalhos de recuperação de estradas vicinais. Segundo o secretário Renato Oliveira Brandão, "as máquinas continuam trabalhando nas localidades a fim de dar melhor mobilidade aos moradores e melhor condições de tráfego aos transportes escolares e da população em geral."

O secretário completou: "sabemos que ainda existem várias estradas a serem recuperadas, muitas delas são de grande circulação, mas estamos trabalhando na medida do possível para atender a total demanda".

Ainda segundo Renato Brandão, "estão sendo projetadas obras de drenagem, passagens molhadas e piçarramento de diversas estradas vicinais do Município, algum destes projetos já se encontram em processo de licitação".

"Vale salientar que o município de Cariré possui mais de 450km de estradas vicinais e que os equipamentos são passíveis de problemas mecânicos. Porém, temos o apoio total do prefeito Elmo Aguiar, que procura nos dar totais condições para resolução mais rápida possível, otimizando a continuidade dos trabalhos", concluiu Renato Brandão.
#Planejamento 21/09/2017 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Placa e planta baixa de construção e reforma de praças já estão afixadas em via pública (imediações do Polo de Lazer). Após assinatura de ordem de serviço durante evento público por parte do prefeito Elmo Aguiar, a Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento da Prefeitura Municipal de Cariré já afixou a placa e a planta baixa da "Construção de Praça Reforma de Praça e Pavimentação e Drenagem Pluvial das Vias Travessa e Ruas Dr.José Teles". A placa e a planta estão afixadas na área do canal do sangradouro do Açude Novo, à Rua Sebastião Miranda, na saída para o Polo de Lazer e para a CE-183.

Conforme está escrito na placa, a mencionada obra está orçada no valor total de R$ 924.303,41, com recursos oriundos do Ministério do Turismo via Caixa Econômica e a contrapartida do Município de Cariré-CE. A empresa contratada através de licitação pública é a MV Construções e Serviços Eireli ME.

* A praça pública será construída no local em que funcionava uma antiga creche, na Avenida Manuel Rodrigues dos Santos em cruzamento com a Rua Dr. José Teles.

* Já a praça pública que passará por uma reforma é a que fica na mesma Rua Dr.José Teles, em frente à Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS)
#Esporte 29/08/2017 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Prefeito Elmo Aguiar anuncia que o "novo estádio municipal de Cariré contará com gramado, iluminação, arquibancada. Segundo declarações do engenheiro-consultor de obras, Aquino Rufino, "nos serviços de terraplenagem para nivelamento da grande área de terreno onde será construído o estádio municipal de Cariré, estão sendo empregados recursos iniciais oriundos da Caixa Econômica Federal (CEF) via Ministério dos Esportes. As primeiras etapas consistem na execução de camadas para nivelar o terreno e, depois, passará por uma compactação". Vale salientar que a grande área de terreno está localizada no bairro "Cariré Velho", próximo à Rodovia CE-183 (Cariré/Varjota) e à EEEP Guiomar Belchior Aguiar.

#Esporte 29/08/2017 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Prefeito Elmo Aguiar visita os serviços de terraplenagem do terreno em que será construído o estádio municipal de Cariré O prefeito Elmo Aguiar realizou uma visita de inspeção aos serviços de terraplenagem da primeira etapa do novo estádio municipal de Cariré. Em entrevista filmada e gravada pela nossa reportagem, ele declarou que "essa é uma obra de quase 4 milhões de reais. Nós já temos disponível 2 milhões e seiscentos e mais 475 mil, que é exatamente essa terraplenagem que está sendo feita aqui".

Segundo ainda o prefeito Elmo Aguiar, que também é engenheiro civil, "nesse movimento há um desnível aqui de 6 metros, variando para 3 metros no final. Então, nós temos que regularizar toda essa área, e a partir daqui dessa base feita, a gente complemente, fazendo a própria construção do nosso estádio municipal".
#Educação 28/08/2017 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Prefeito Elmo Aguiar visita as obras de construção da Creche Tipo I, no bairro Nossa Senhora de Fátima. O prefeito Elmo Aguiar esteve realizando mais uma visita de inspeção às obras de construção de uma Creche Tipo I, com 1.384m², a qual está localizada nos fundos do Centro de Esportes Inácio Martins Pereira - Proares II, no bairro Nossa Senhora de Fátima. O Chefe do Poder Executivo Municipal esteve vistoriando as obras ao lado dos engenheiros Aquino Rufino, representante da empresa que faz consultoria e acompanhamento em obras do Município, e de Renato Oliveira Brandão, atual secretário municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento da Prefeitura Municipal de Cariré-CE.

Fazendo um relato do que já foi realizado até agora, o engenheiro-consultor Aquino Rufino declarou em entrevista gravada por vídeo, que "a coberta da Creche Tipo I, está sendo feita com liga de alumínio, toda montada, não tem solda, para abrigar a telha 'sanduíche', que é revestida de alumínio, e no interior dela tem uma folha de isopor que é para não poder propagar tanto calor, sendo também termo-acústica".

Por sua vez, o proprietário da construtora responsável pela obra, Rômulo Pessoa, também participou da entrevista e afirmou que "agora a gente está na fase da coberta, com a estrutura já coberta. Já foram pedidas as telhas e o próximo passo agora é fazer o piso e os acabamentos finais. Até o final do ano pretendemos entregar a obra toda pronta", enfatizou Rômulo Pessoa.


#Limpeza 26/08/2017 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Secretaria de Infraestrutura / Cagece realizam desobstrução de redes de esgoto em vários pontos da cidade de Cariré-CE. Neste sábado (26/08), a Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano da Prefeitura Municipal de Cariré em parceria com a Cagece realizaram serviços de desobstrução de redes de esgoto em vários pontos da sede municipal. A Cagece disponibilizou dois caminhões com equipamentos apropriados para o serviço, juntamente com profissionais especializados, que vieram diretamente de Fortaleza para atender ao pedido feito pela Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano de Cariré.

Segundo o secretário Renato Oliveira Brandão "é sabido que o sistema de esgotamento sanitário de nossa cidade ainda não funciona e, devido haver inúmeras ligações clandestinas no sistema, acaba por acontecer problemas como obstrução da rede, poços de visitas extravasando, mal cheiro, dentre outros, isso tudo devido estes efluentes não ter o destino final apropriado".

Conforme ainda as declarações de Renato Brandão "as obras de conclusão do sistema de esgotamento sanitário de nossa cidade, segundo a Cagece, encontram-se em fase de andamento do processo licitatório, o que está sendo acompanhado de perto pelo prefeito municipal Elmo Aguiar, por ser umas das prioridades de sua gestão.

O secretário municipal Renato Brandão enfatizou: "quero na oportunidade agradecer ao apoio dos amigos Francisco Albégio e Batista Lima, ambos funcionários da Cagece e que também são conterrâneos, que não mediram esforços para conseguir a mobilização desses equipamentos e pessoal para nos atender, pois sabemos que não é fácil, devido os mesmos prestarem serviço em região bem mais populosa que nossa cidade".
#Limpeza 24/08/2017 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura Municipal de Cariré realiza a "Operação Limpeza" em bairros da cidade. A Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo da Prefeitura Municipal de Cariré prossegue o trabalho de limpeza nos bairros da cidade. Durante este mês de agosto, a "Operação Limpeza" foi efetuada nos bairros da Estação, Japão, Paraíso e do Campo de Aviação. Primeiramente estão sendo realizados os serviços de roçagem e, em seguida, os trabalhos da remoção de lixos e entulhos.

Segundo declarações do secretário municipal da Infraestrutura e Urbanismo, engenheiro civil Renato Oliveira Brandão, "estamos cumprindo um cronograma previamente estabelecido e atendendo à uma recomendação do prefeito Elmo Aguiar, de realizar a limpeza completa em todos os bairros de nossa cidade. Também pedimos a colaboração da população, no sentido de não jogar lixo próximo a córregos e nas vias públicas, mas, fazendo o possível para guardar o lixo de suas casas em sacos plásticos, ou colocando em contêineres (depósitos) instalados em alguns bairros, para quando então o caminhão do lixo passar, poder fazer a coleta da forma correta como deve ser."
#Infraestrutura 17/08/2017 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Prefeito Elmo Aguiar realiza visita às obras de acessibilidade ao "Balneário Rio das Pedras", na localidade de Anil. O prefeito Elmo Aguiar esteve realizando recentemente uma visita de inspeção às obras de acessibilidade ao "Balneário Rio das Pedras", na localidade de Anil, que por sinal foi a primeira obra iniciada na administração de Elmo Aguiar/Carlinhos Rufino, no ano de 2017. Na ocasião, o prefeito Elmo Aguiar, que também é engenheiro civil, esteve acompanhado do engenheiro Aquino Rufino, representante da empresa que faz consultoria e acompanhamento em obras do Município, e do engenheiro civil Renato Oliveira Brandão, atual secretário municipal de Infraestrutura e Urbanismo da Prefeitura Municipal de Cariré-CE.

Por sua vez, em entrevista gravada e filmada, declarou o secretário de Infraestrutura da Prefeitura Municipal de Cariré, Renato Oliveira Brandão, que "a obra que está sendo executada em Anil vem recebendo a pavimentação em piso intertravado, numa extensão de 8.500m², o que corresponde à 2km, começando da sede de Anil até o Balneário Rio das Pedras, o que permitirá um maior acesso aos turistas e frequentadores daquela área de lazer".

Já o engenheiro Aquino Rufino também declarou que "essa obra é custeada pelo Ministério do Turismo e já foi realizada uma primeira medição para ser enviada à Caixa Econômica Federal, que gerencia os recursos. Essa obra vai ser retomada agora, e com certeza será concluída"
#Educação 17/08/2017 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Prefeito Elmo Aguiar visita as obras de construção da Escola de Tempo Integral de 12 salas de aula, com 60% já concluído O prefeito Elmo Aguiar esteve realizando mais uma visita de inspeção à uma obra pública que está sendo construída em sua administração. Trata-se da futura Escola de Tempo Integral com 12 salas de aula, que está sendo construída na sede municipal. O prefeito Elmo Aguiar visitou essa grande obra da área educacional acompanhado do secretário municipal da Infraestrutura e Urbanismo, Renato Oliveira Brandão, e do engenheiro civil Aquino Rufino, responsável pela empresa que faz a consultoria e acompanha os projetos junto ao governo federal, governo estadual e da Prefeitura Municipal de Cariré.

Conforme declarações do engenheiro civil Aquino Rufino, a Escola de Tempo Integral que está prestes a ser concluída em Cariré "é uma obra do FNDE, já em fase de execução em 60%. Houve um contratempo em relação aos materiais, mas, pedimos a ajuda da construtora para procurar. Foram certas situações que causaram atrasos na obra, mas estamos fazendo de tudo para terminar o mais rápido possível essa escola".

SER
VIÇO
Estrutura arquitetônica da
obra:
Conforme projeto arquitetônico que nos foi repassado pela Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento da Prefeitura Municipal de Cariré, a escola de tempo integral contará com áreas de estacionamento e gramados, grande área recreativa com bancos, auditório multiuso, sala de professores, biblioteca, sala de informática, laboratório, sala de grêmio, salas administrativas (incluindo coordenação, secretaria, diretoria) e quadra poliesportiva coberta (incluindo arquibancadas, vestiários, banheiros, bebedouro), dentre outros setores.
#Melhoria 16/08/2017 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Prefeito Elmo Aguiar realiza visita às obras de restauração da pavimentação em frente à EEEP Guiomar Belchior Aguiar.
#Urbanismo 23/06/2017 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO Cariré: Realizados os serviços de manutenção das linhas da extensa rede de energia elétrica do Polo de Lazer e da CE-183 No corrente mês de junho, uma equipe da empresa Pontes Eletrificações, Projetos e Execuções esteve realizando os serviços de manutenção da extensa rede de energia elétrica do Polo de Lazer Eriberto de Sá Ponte (situado no Bairro do Açude Novo), em linhas localizadas ao longo da CE-183 (no Bairro Cariré Velho) e na ramificação que vai até o Centro de Esportes do Proares II. A Pontes Eletrificações é uma empresa contratada pela Enel (antiga Coelce).
Por sua vez, o secretário da Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano da Prefeitura Municipal de Cariré, engenheiro civil Renato Oliveira Brandão, que esteve acompanhando os serviços acima mencionados, declarou que "em parceria com a Enel, a Prefeitura Municipal de Cariré, na medida do possível, está envidando todos os esforços para restauração do sistema de energia elétrica de toda a zona urbana de nossa cidade".

www.carire.ce.gov.br
Emitido dia 28/04/2024 às 16:15:07