NOTÍCIAS

30-NOV-2017

Realizada a Oficina de Capacitação da Comissão Gestora do Programa A3P - Agenda Ambiental na Administração Pública.

#MeioAmbiente 30 DE NOVEMBRO DE 2017
Aconteceu na manhã da última quinta-feira (30/11), no andar superior do Mercado Público de Cariré, aOficina de Capacitação da Comissão Gestora do Programa A3P - Agenda Ambiental na Administração Pública. Esta é a primeira etapa do processo da Coleta Seletiva que está sendo implantada no município de Cariré.

Abrindo os trabalhos, o Secretário do Meio Ambiente do Município, Adauto Araújo, falou da importância da implantação da A3P. "O momento em que vivemos é de correção de hábitos de desperdício. Temos que motivar os servidores públicos para estarem abertos a mudanças nos procedimentos administrativos, pois agora é uma necessidade. E para que isso aconteça, requer a participação de profissionais de todas as áreas, independentemente de cargo ou grau de responsabilidade. O Programa A3P, está voltado para as novas metas de gerenciamento dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), conforme estabelece a Lei Federal nº 12.305/2010. E neste contexto, Cariré não nos decepciona e demonstra mais uma vez a sua vontade de fazer parte deste movimento pela proteção do nosso meio ambiente", enfatizou Adauto Araújo. Falou também do Plano Municipal de Coleta Seletiva que está sendo implantado em Cariré, onde contemplará além da sede municipal, todos os distritos e povoados do município.
Falou que a Estação de Transbordo de Resíduos (ETR), no qual o município de Cariré foi contemplado, já está em obras, está localizada na Rodovia CE - 253, que liga Cariré a Arariús. Disse ainda que o município também receberá uma Central Municipal de Resíduos (CMR), onde será recebido todo o material que é reciclável. Tanto a ETR, como a CMR, são equipamentos financiados pelo Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral (CGIRS-RMS), quem tem aporte do Governo do Estado, através da Secretaria das Cidades e Secretaria do Meio Ambiente e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O Consórcio tem a participação de 17 municípios.

A Comissão será responsável pelo Programa A3P, trabalho que envolve a participação de servidores das diversas secretarias do município, cujo objetivo é promover a internalização dos princípios de sustentabilidade socioambiental no âmbito do Município de Cariré. Entre os princípios defendidos pelo Programa, estão o combate a todas as formas de desperdício de recursos naturais; gestão adequada de todos resíduos gerados; inclusão de critérios socioambientais nos investimentos, compras e contratações de serviços dos órgãos governamentais; sensibilização dos servidores públicos em relação aos aspectos ambientais e de melhoria da qualidade do ambiente de trabalho.

"Será elaborado um diagnóstico da situação de cada órgão e/ou departamento da prefeitura, onde iremos identificar os pontos críticos, avaliando os impactos e desperdícios cometidos. Uma das metas do Programa A3P, por exemplo, é que cada servidor tenha seu copo ou caneca de água, gerando economia para o município, mas, principalmente, preservando o meio ambiente, que deixará de receber toneladas de lixo, este é um exemplo do que estamos planejando em várias ações na Prefeitura de Cariré", destacou o Secretário-Adjunto do Meio Ambiente, Roberto Kelson.

A implantação do programa está sob a responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente do Município, bem como todo o processo de implantação da Coleta Seletiva, que atingirá a médio prazo todo o município. "Uma das ações a ser implantada é a coleta seletiva dos resíduos gerados pelas Secretarias. Estes resíduos após serem separados para reciclagem irão ser coletados por um catador, devidamente cadastrado junto a Secretaria Municipal Meio Ambiente do Município. Uma outra ação será a substituição dos copos descartáveis e a reutilização de papel reciclado nas impressoras", enfatizou Roberto Kelson".

O trabalho de sensibilização é feito por meio de reuniões e palestras com os gerentes, diretores e coordenadores de cada órgão, com o intuito de estimular os servidores a conhecer e a aderirem ao projeto. "Nas várias reuniões que já fizemos, com os Gerentes da Unidades Básica de Saúde, Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Endemias e com vários segmentos da sociedade civil, é bastante gratificante ver estas pessoas engajadas em fazer sua parte. O importante é que cada um exerça seu papel de cidadão, buscando melhorar sua própria qualidade de vida e consequentemente ajudar na sustentabilidade do planeta", disse Roberto Kelson.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#DIRF Há 14 dia(s)

A Prefeitura Municipal de Cariré informa aos servidores que está disponível a DIRF.

A Prefeitura Municipal de Cariré informa aos servidores que está disponível a DIRF (Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte) do exercício de 2024.

#obrasportodomunicipio Há 16 dia(s)

Investemento em infraestrutura para Angicos e Alto Feliz.

A Prefeitura de Cariré está comprometida em levar infraestrutura de qualidade para todas as localidades do município.

#PASSEIOCICLÍSTICODIADAMULHER Há 20 dia(s)

2º Passeio Ciclístico Dia Internacional da Mulher.

Momento de lazer, alegria e diversão, o passeio que acontece pelas ruas da cidade, passando por bairros e pontos importantes de nosso município.

#diadamulher Há 21 dia(s)

ESTAÇÃO DA MULHER, VOCÊ NA SUA MELHOR VERSÃO

O Governo Municipal de Cariré,realizou hoje, (07/03), vários atendimentos voltados a mulher Carireense.

#diadamulher Há 23 dia(s)

ROGRAMAÇÃO COMPLETA DA SEMANA DA MULHER

ROGRAMAÇÃO COMPLETA DA SEMANA DA MULHER

#bolsaatleta Há 27 dia(s)

Já estão abertas as inscrições para o Programa Ceará Atleta

Prefeitura Municipal de Cariré, através da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Juventude informa que já estão abertas as inscrições para o Programa Ceará Atleta.

#trilhademotosdecariré Há 29 dia(s)

11° trilha de motos de Cariré não poderá ser retomada neste ano de 2024.

Em decorrência de motivos supervenientes, a 11° trilha de motos de Cariré não poderá ser retomada neste ano de 2024.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito